domingo, 24 de abril de 2011

Sacolas Plásticas o meio ambiente clama por uma solução, O que você pensa sobre isso?


Sacolas Plásticas X Meio Ambiente

As sacolas plásticas ou saquinhos de supermercado são uma "praga" moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós.

Saiba mais sobre seus malefícios e como eliminá-la de sua vida.

A maioria das invenções estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto, principalmente ambiental.

A regra é o lucro imediato.

Este é o caso das sacolas plásticas ou "saquinhos de supermercado".

Que nos últimos tempos ela virou uma "praga" ninguém pode negar.

Uma praga digo no sentido de que qualquer coisa que compramos, até mesmo uma cartela com 4 comprimidos, é embalada nela.

Origem

Sua invenção data de 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata.

Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do "tudo descartável".

Mas agora sabemos (e os Europeus já sabem há um bom tempo) que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente e apenas agora nos demos conta disto, bem como várias outras coisas que antes utilizávamos sem nenhum peso na consciência.

Motivos de sobra para abandoná-la

Mas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje.

No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva.

Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes.

Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo.

Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos.

Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo.

Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.

Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo.

Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.

O que fazer então?

A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis.

Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total.

Nós aqui do Ser Melhor já temos a nossa!

Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis:

Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira.

Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos;

As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;

Se a quantidade de compras seja muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;

Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;

Cuidado com as sacolas Oxibiodegradáveis.

Apesar delas se "desfazerem" no ambiente, diferentemente de uma sacola biodegradável, que é consumida por microorganismos, a sacolas Oxidegradáveis se utilizam de componentes químicos nocivos para decompô-la, continuando a poluir o ambiente, apenas não serão visíveis aos nossos olhos.

De preferência pelos sacos de papel;

Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo.

Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos a toa;


Repense suas compras.

Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.

Movimentações em torno do tema

Na Europa os costumes já começam a mudar.

Na Alemanha se você não levar sua própria sacola ao supermercado tem que pagar um preço salgado por cada saquinho que utiliza, além de outras medidas adotadas pelo governo.

A Irlanda segue o mesmo caminho e na Inglaterra redes de supermercados já oferecem saquinhos totalmente biodegradáveis.

No estado de São Paulo, o governo e entidades já estão se movimentando para reduzir o número de sacolas plásticas, incentivando com campanhas de esclarecimento a população, visando utilizar suas próprias sacolas para fazer as compras.

Mas sei que é difícil desvenciliar-se de um costume, de algo tão prático quanto as sacolinhas plásticas, porém temos que começar algum dia.


Que tal hoje!?

O que você pensa sobre isso?

Fonte:Maurício Waldman Dan Schneider, Guia ecológico doméstico, Editora Contexto.

3 comentários:

João Francisco disse...

João Francisco disse :
Sobre a maioridade penal penso que deve ser debatido amplamente com a sociedade.
Eu pessoalmente sou a favor, pois vemos que o processo de amadurecimento de nossa juventude é precoce em virtude do mundo globalizado que vivemos e das novas tecnologias disponíveis facilmente.
Hoje kjá não podemos dizer que um adolescente de 15 ou 16 anos não sabe o que faz.
A grande questão que está por traz desse debate é a da violência urbana, esse sim é o X da questão, como evitar uma exposição excessiva de nossas crianças e jovens a cenas de brutalidade e violência que assistimos todos os dias em todos os lugares onde andamos

João Francisco disse...

João Francisco disse :
Sobre o fim das sacolas plásticas. Penso que já passou da hora de substituirmos essas sacolas de plásticos por bolsas de material biodegradável, ou sacolas de pano, sacos de papel mais reforçado. A natureza agradece e nos somamos ao esforço de construirmos uma sociedade sustentável

Anônimo disse...

se fosse so sacolas plasticas,mas tem uma fazenda com 72 alqueires com nascentes,super produtiva tomada pelo governo estadual atualmente ela esta abandonada com toda unfra-istrutura,que vai virar um lixao a ceu aberto(Aterro Sanitario)o maior do paiz na cidade de NOVA SERRANA - MG ...Situado na FAZENDA CANTA GALO.
Proximo do Rio Para.500 mt largura.
Nao da nem pra imaginar quantas sacolas plasticas serao jogadas!!!!!!!!!!!!!!!!!