domingo, 3 de maio de 2009

SE FILIAR NA ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES SEM TERRA DÁ DESCONTO EM UNIVERSIDADES

Em busca de descontos nas mensalidades de universidades, cada vez mais jovens de São Paulo têm se filiado à Associação dos Trabalhadores Sem Terra.
A entidade tem convênio com 17 instituições de ensino superior que oferecem bolsas para os associados.
O abatimento nos valores das mensalidades é atrativo: de 20% a 60%, dependendo da faculdade e do curso.
O projeto que recebe o nome de "Educar Para a Vida" tem hoje 60 mil bolsistas e já conseguiu formar 10 mil universitários, em cinco anos de existência. Neste ano, o movimento estima que conseguirá colocar 22 mil novos alunos na universidade.
Sem divulgação ou publicidade, a fama do "desconto dos sem-terra" se espalha no boca a boca, principalmente entre os jovens de classe média baixa.

A maioria deles trabalha, mas não recebe o suficiente para pagar uma faculdade particular.
Para se filiar à associação, não há qualquer burocracia.
Basta fazer uma carteirinha que custa R$ 1 na sede do movimento, na Lapa (zona oeste de SP).
O próximo passo é assistir a uma reunião de apresentação do projeto, com duração de quatro horas, realizada quinzenalmente em um galpão próximo à sede.
Lá, os recém-filiados são apresentados ao movimento da moradia o carro-chefe da associação.

Para motoboys, atendentes de telemarketing, office boys e recepcionistas, entre outros profissionais, o discurso dos integrantes do movimento pouco interessa.
Com idades entre 18 e 25 anos, a maioria mora com os pais e tem o único objetivo de conseguir a bolsa.
A associação não barra ninguém nem seleciona com base na condição socioeconômica, como ocorre nos programas de bolsa de estudo das próprias universidades ou no ProUni, do governo federal.
Mas há uma contrapartida para garantir o desconto.

Depois de matriculados, os jovens precisam frequentar reuniões mensais em uma das 47 unidades da associação na Grande São Paulo, além de pagar R$ 7 todos os meses, enquanto durar o curso.
São permitidas apenas três faltas por ano, e a frequência é controlada pela associação.
Esses encontros servem para dar apoio ao universitário, diz a associação.

Para boa parte deles, a reunião é vista como um dos requisitos a serem cumpridos para ter a bolsa. "Tem um monte de gente que dorme na sala.
Eu espero o tempo passar, até porque dura só uma hora.
Escuto o que eles falam sobre moradia, mas o meu objetivo é terminar meu curso", conta Fabiana (nome fictício), 22 anos, que cursa fisioterapia com 50% de desconto.
Outra aluna que pediu para não ser identificada admite que ingressou no movimento só para ter um curso superior
Não são só os alunos que ganham com o projeto.

Para as universidades, o convênio também é bastante vantajoso.
A associação funciona como uma captadora de alunos, mesmo que de maneira involuntária, facilitando o trabalho das instituições de ensino que precisam triar universitários para o recebimento de bolsas de estudo.
Boa parte dessas instituições são registradas como entidades sem fins lucrativos.

Dessa forma, elas precisam reverter parte de sua receita bruta em gratuidade nos cursos.
Como a associação tem um banco de interessados, as universidades firmam o convênio.

Com 6.500 bolsistas do movimento, a Uni Sant'Anna mantém o convênio desde 2005, com descontos em torno de 35% para os cursos, inclusive os de pós-graduação.
"Como temos vários programas de bolsa, pudemos constatar que o aluno que vem do movimento é mais comprometido e sabedor dos seus direitos. Isso é reflexo do amparo que a associação dá a eles", diz a diretora executiva da universidade, Maria Betânia Placucci Bari.
O convênio também ajuda a resolver o problema da ociosidade de vagas.

Algumas universidades dão mais descontos em cursos do período da tarde, nos quais a procura é menor.
A UniÍtalo, o Centro Universitário São Camilo, a Faculdade Sumaré e a Famosp afirmaram que vão continuar com os convênios porque eles ajudam jovens de classe baixa a ingressar no ensino superior.

38 comentários:

Anônimo disse...

Olá...meu nome é juliana e gostaria de saber o endereço correto para me inscrever no programa. Moro na grande São Paulo capital, zona leste. Sei que tem algumas reuniões que ficam na Lapa zona oeste de sp,mas gostaria de saber o endereço certinho. se alguém puder me ajudar eu agradeço.
desde já obrigada

Anônimo disse...

Olá...meu nome é Débora e gostaria de saber o endereço correto para me inscrever no programa. Moro na grande São Paulo capital, zona oeste. Sei que tem algumas reuniões que ficam na Lapa zona oeste de sp,mas gostaria de saber o endereço certinho. se alguém puder me ajudar eu agradeço.
desde já obrigada

Anônimo disse...

olá meu nome é Daniela moro na zona leste, como faço para me increver na associação dos sem terra?

Anônimo disse...

Oi meu Nome é Catiana muito obrigada por esclarecer parte de minha duvídas ,se poder pode me dizer ao todo quantas faculdades estão apoiando a associação,o Endereço da associação é na Lapa Baixo Rua Félix Guilhem, 37, Sp.

Quarta - Feira ,23 Setembro,2009

Anônimo disse...

que horario sao as reunioes

Unknown disse...

meu email é rosiane.berti@hotmail.com

gostaria de saber locais, dias e horarios das reunioes para participar

Anônimo disse...

Olá...meu nome é carol e gostaria de saber o endereço correto para me inscrever no programa.
moro na zona leste são paulo

strajaneli disse...

Ola amigo gostei da foto da reportagem.
gostaria de saber o local e fone para contato, se vc me ajudar ficarei muito grato.
desde ja agradeço, abraço.

Anônimo disse...

HOMEM QUEBRADO!
OLÁ AMIGOS, MEU NOME É CARDOSO, SOFRI UM ACIDENTE ONDE FIQUEI PARCIALMENTE DEFICIENTE,
FRATUREI A COLUNA E LESEI A MEDULA, PARA RETOMAR AS ATIVIDADES PRECISO FAZER UM CURSO SUPERIOR, UMA DAS UNIVERSIDADES CONVENIADAS ME
INFORMOU QUE PODEREI ME CADASTRAR NA ASSOCIAÇÃO
PARA TER DIREITO A UMA BOLSA, POIS NÃO TENHO
CONDIÇÃO FINANCEIRA P/FAZER O CURSO. COMO DEVO
PROCEDER. OBRIGADO

Anônimo disse...

Gostaria de saber até qdo vamos ter que aguardar a liberação de construção da 25ª área que foi comprada em 2006.Participamos de campanhas a favor de José Serra e Gilberto Kassab, os quais nos promenteram em Assembléia a legalização dos lotes que foram pagos e o único documento que póssuimos é um simples contarto de compra da área.
Queremos providenciaS URGENTES.

Anônimo disse...

wendy
para que eu possa ta participando eu posso esta comparecendo a qualquer horario

Anônimo disse...

meu nome é Ester e gostaria de saber qual o limite de idade para se increver no programa?
email: esteradm717@yahoo.com.br
Grata

Anônimo disse...

como eu faço para me increver?

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Cristiane, gostaria de saber quando começar as inscrições para o 2° semestre?

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Cristiane, gostaria de saber quando começar as inscrições para o 2° semestre?

e-mail: tianefernan@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá!Gostaria de saber como faço para me cadastarar, e quando começa as inscr~ições para o segundo semestre 2010.
Grata

simone disse...

Olá!Gostaria de saber como faço para me cadastarar, e quando começa as inscr~ições para o segundo semestre 2010.
Grata

sigatom@hotmail.com

adma disse...

Olá!Gostaria de saber como faço para me cadastarar, e quando começa as inscrições para o segundo semestre 2010.
Grata

Anônimo disse...

Oi tudo bem meu nome é Kariélen as faculdades São Camilo fazem parte do convenio sem-terra todas ou só algumas? moro na zona norte teria uma mais próxima; abrigada pela atenção. Quarta feira 01/09/10

Anônimo disse...

Meu nome é daiane, já me matriculei na fmu mas não tenho condições de pagar, sou op. de telemarketing, como faço pra conseguir desconto, pois, se eu não conseguir terei que trancar.

Anônimo disse...

Gente é só procurar no google, assoc. trabalhadores sem terra, lá tem : Rua Félix Guilhem, 37 ou 219 - Lapa, próximo a estação de trem, fone: 3619-3027 - Nunca fui lá, tenho uma amiga que se filiou e fez faculdade com o desconto deles... boa sorte - Janira

Carolina disse...

Por favor...
Gostaria de saber quais sao as faculdadesd filiadas a esse projeto de vcs. Gostaria muito de participar.
Meu e-mail: chica.scs@hotmail.com
Obrigada
Carolina

Anônimo disse...

Olá meu nome é Lorena, moro em Jundiaí, gostaria de saber se a FAC 3 (faculdade Comunitária de Campinas ) está no projeto e se o curso de Medicina veterinária entra nesses descontos?... obrigada

Carol disse...

Olá, gostaria de saber se em 2011 o projeto com as faculdades associadas continuarão e se podem me enviar uma lista das faculdades conveniadas.

Aguardo retorno,

Carol Pimentel
carolarte5@hotmail.com

Anônimo disse...

A Associação continua fazendo seu trabalho e não dá sinais de que pará tão cedo. O site deles é www.educarparavida.com.br

Anônimo disse...

Oi eu sou a Erika , eu fiz o vestibular na UMC e eu passei , so que eu tenho 17 anos , eu gostaria de saber se eu podeia estar particpando da associação e ja ganhando o desconto pro ano que vem , meu curso é de Educação fisica . Eu gostaria tambem de saber os horarios e os dias das reuniões '
Aguardo restorno
email:erikita201020092hotmail.com
com urgencia .

Anônimo disse...

Meu nome e Daniele sou moradora de Guarulhos e Gostaria de saber quais são os horarios,e como se cadrastra pois gostaria de estudar com os descontos q voces oferecem...
obrigada
Meu EMAIL é danielejessyfranco@gmail.com

Anônimo disse...

Meu nome e Daniele sou moradora de Guarulhos e Gostaria de saber quais são os horarios,e como se cadrastra pois gostaria de estudar com os descontos q voces oferecem...
obrigada
Meu EMAIL é danielejessyfranco@gmail.com

Anônimo disse...

Meu nome e Daniele sou moradora de Guarulhos e Gostaria de saber quais são os horarios,e como se cadrastra pois gostaria de estudar com os descontos q voces oferecem...
obrigada
Meu EMAIL é danielejessyfranco@gmail.com

Anônimo disse...

Olá tenho 41 anos, eu posso me cadastrar no projeto sem terra, para fazer o curso dos meus sonhos enfermagem.
Meu EMAIL é nea_suzart@hotmail.com

Andressa Lourenço disse...

Olá, qual o endereço para a inscrição?
Quero MtoO Fazer Enfermagem!

Anônimo disse...

bom dia meu nome é maricleia e gostaria muito de faser faculdade de enfermagem na uninove de vila maria
e gostaria de saber se vcs tem convenio com ela e se sabem de quanto é o desconto para esse cursso
desde ja agradeço pela atenção

Anônimo disse...

Oie Meu nome é Ingrid Gostaria de saber qual é o endereço correto para que ei possa me inscrever,meu email é ingridribeiro245@yahoo.com.br . Aguardo o contato de vcs. Obrigado

Anônimo disse...

Ólá meu nome é Émerson ,eu moro na zona leste eu quero saber o endereço para eu me cadastrar e quero saber se a unicid tem convenio com essa associação.
email:
emerson_cars@hotmail.com
Obrigado.

Anônimo disse...

ola gostaria de saber qual e o desconto que consigo em odontologia na faculdade unicsul,moro em sao paulo capital,zona leste meu imaill:ruthinha.santana17@r7 e qual e sao os enderecos da associacao na zona leste sp.grata.....

Anônimo disse...

queria saber informações sobre desconto no curso de historia .da faculdade sumare

Anônimo disse...

gostaria de saber onde eu me inscrevo
me mande por email jumior27luiz@gmail.com

Débora disse...

Boa tarde, meu nome é Débora gostaria de saber o endereço para se inscrever e se tem idade para participar do programa de bolsa