quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O total abandono da Praça Princesa Isabel, zona central da Capital/SP.


O meu amigo e companheiro Dudu do Jaçanã me enviou esse e-mail que repasso para vocês leitores do Blog Cobra Notícias e que mostra a sua indiginação com o descaso da Praça Princesa Isabel no centro de São Paulo :
Boa noite, companheiro Cobra
Venho pedir para que vc post em seu blog esta materia abaixo, que escrevir sobre o abandono da Praça Princesa Isabel no centro da capital.
Dudu (PT-Jaçanã) Alexsandro de Almeida
Lixo, fezes, drogas, arvores sem poda, mato e escuridão.
Este é o atual cenário da Praça Princesa Isabel, aquela da famosa estátua do Duque de Caxias em seu cavalo, - localizada na capital paulista, zona central.
O local já foi ponto de visitação turística, e aos domingos funciona o Mercado das Artes, uma feira de insumos para artistas e artesãos (telas, tintas, molduras, argila etc.) e também de produtos artesanais acabados para o público em geral.
Mas hoje a praça serve de abrigo noturno para moradores de rua e usuários de drogas.
Como não há iluminação, a praça virou esconderijo para ladrões que cometem pequenos roubos com quem passa pelo local.
Aos domingos quando os expositores chegam para trabalhar encontram restos de papelão, de jornal e de cigarro, o mau cheiro que exala dos arbustos indicam que o mesmo está sendo utilizada como sanitários.
No último domingo 21/02/2010 estive na praça para adquirir alguns produtos e fiquei muito incomodado com a situação da praça. Conversando com os expositores pude verificar que os mesmos já pediram para a prefeitura melhorar a praça, mas o poder público nada faz.
Quem costuma passar pela Praça Princesa Isabel, seja nos dias da semana, ou finais de semana, pode acompanhar o estado de abando deste ponto turístico da cidade.
(Haja vista que ao longo da praça tem diversas placas da Porto Seguro anunciando que mantém e conserva esta a praça).
Alexsandro de Almeida
PRAÇA PRINCESA ISABEL :
Sua primitiva denominação foi a de "Campo Redondo" mas, também, conhecida como "Chácara Mauá", por ser propriedade do Barão e Visconde de Mauá e, depois, por "Chácara do Charpe".
No dia 28/11/1865, por proposta do vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, seu nome foi alterado para Praça dos Guaianazes". No "Campo Redondo", realizavam-se corridas de cavalo antes da inauguração de um hipódromo no bairro da Moóca.
Por volta de 1850, cogitou-se construir ali o primeiro cemitério público de São Paulo mas, essa idéia não foi levada adiante por que o local era muito úmido (em 1858 esse primeiro cemitério seria construído na Rua da Consolação).
Em 1879, as terras são vendidas ao alemão Frederico Glette que, entre 1882 e 1890, abriu diversas ruas no entorno como a Rua dos Protestantes, Triunfo, Andradas e Gusmões dentre outras, dando origem ao bairro de Campos Elíseos.
Sua atual denominação Praça Princesa Isabel, foi sugerida pelo vereador Henrique Queiroz na sessão da Câmara do dia 19/11/1921, dias depois do falecimento da Princesa (14/11/1921), ocorrido na França, no Castelo d´Eu.
Nessa mesma sessão, foi apresentado o Projeto de Lei nº 68 que foi assianado por todos os vereadores.
No dia 10/12/1921, esse mesmo projeto foi aprovado, dando origem à Lei nº 2.443 de 19/12/1921, promulgada pelo então Prefeito Firmiano de Moraes Pinto.
A Princesa Isabel, filha de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina Maria, nasceu no Rio de Janeiro aos 29/07/1846.
No dia 29/07/1860, prestou no Senado o juramento de herdeira presuntiva da Coroa.
Casou-se com o Conde d´Eu aos 15/10/1864.
Por ocasião de viagens que o Imperador fez ao exterior, a Princesa Isabel assumiu o trono do Império por três vezes.
Nessa condição, em 1871, assinou a "Lei do Ventre Livre" e, em 1888, a chamada "Lei Áurea" que aboliu definitivamente a escravidão no Brasil.
 
Comentário Blog Cobra Notícias: É meu amigo Dudu essa é a política do governo Kassado acabar com São Paulo em tempo recorde, infelizmente é que todos nós acabamos pagando a fatura desse governo incompetente e higienista.
Mais daqui a pouco tem eleição novamente e é à hora do povo dar o troco nas urnas, quero acreditar que o que aconteceu com São Paulo de ter elegido esse senhor nunca mais acontecerá de novo, pois se mais um desses senhores de engenhos dos tempos dos coronéis ganharem novamente ai o povo vai estar f.....!!!!
E muito obrigado pelo texto e sempre que quiser desabafar e fazer denúncias conte com esse humilde blog .

Nenhum comentário: