segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Novo Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Paulo promete uma atuação mais próxima dos Diretórios Zonais!!!!!

Eleito com 17.564 votos (63%) no PED 2009, Antônio Donato assume hoje a presidência do Diretório Municipal do PT de São Paulo.
Exercerá o cargo pelos próximos três anos.
Em entrevista do PT Câmara SP, Donato – que cumpre o segundo mandato de vereador na Câmara Municipal paulistana – conta alguns de seus planos para o DM.
Ele quer trabalhar em conjunto com os Diretórios Zonais e uma das suas primeiras tarefas será montar um congresso de DZs para discutir a organização do partido e elaborar as prioridades de atuação na oposição às gestões Kassab na Prefeitura de São Paulo e Serra no governo estadual.
Donato também falou sobre o papel que o Diretório Municipal pode desempenhar na eleição presidencial e estadual de 2010.
“Demarcar que o projeto existente em São Paulo é o projeto que eles (PSDB e DEM) querem aplicar no Brasil aclara o debate político e isso pode permitir uma eleição polarizada.
Podemos crescer na cidade de São Paulo”, afirmou.
Leia a entrevista:
PT CÂMARA SP: Quais os projetos que o senhor pretende desenvolver à frente do Diretório Municipal do PT de São Paulo?
DONATO: Essa nova direção vai ter uma responsabilidade muito grande.
A primeira é ajudar na eleição da companheira Dilma à Presidência da República, numa cidade que tem o quarto eleitorado do país.
Nós só perdemos para o próprio estado de São Paulo, Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro.
A cidade de São Paulo tem 8,3 milhões de eleitores e o Rio Grande do Sul inteiro, por exemplo, tem 7,9 milhões de eleitores.
Ou seja, a cidade de São Paulo tem uma importância estratégica na eleição presidencial.
Por outro lado a cidade é o QG da oposição ao governo Lula, através da administração Kassab e do governo Serra.
Portanto, é uma batalha desigual, pelo uso da máquina e por outros recursos.
Também é aqui a sede dos grandes grupos de mídia, daqui se irradia a política para o Brasil e as posições mais conservadoras também partem daqui.
Portanto, a gente precisa ter muita organização, muita política, muita capacidade de intervenção para fazer uma boa disputa e colaborar na eleição presidencial e também na eleição para o governo de São Paulo, que é outra batalha absolutamente importante. Temos visto o fracasso dos tucanos em todas as áreas: a falência da educação, comprometendo gerações de jovens paulistas e paulistanos; na segurança pública os indicadores pioraram; e agora o problema das enchentes, mostrando a falência e a incapacidade de planejamento e de gestão dos tucanos.
Portanto, há a necessidade para o povo de São Paulo de que o PT e os aliados possam conquistar o governo paulista.
Essa é a primeira e principal tarefa esse ano, e para isso precisamos de um partido organizado.
É isso que queremos em conjunto com os Diretórios Zonais.
PT CÂMARA SP: E como será essa relação com os Diretórios Zonais? De que forma vai trabalhar com eles?
DONATO: Vai ser uma atuação bastante próxima, compartilhada.
Prova disso é a própria posse.
Estamos fazendo a posse conjunta do Diretório Municipal e também dos presidentes dos 35 zonais que deram quórum no PED.
Isso tem um simbolismo e mostra uma direção desta gestão, que é trabalhar muito em conjunto com os Zonais.
Na campanha eleitoral do PED apresentamos uma proposta que foi abraçada por todo mundo, por todas as correntes, que é um congresso das direções zonais.
Realizaremos esse congresso até o final de março, para estabelecer as prioridades de trabalho na cidade, nossa política de organização, a organização em relação à oposição ao governo do Kassab e do Serra, e nossa participação na campanha eleitoral de maneira organizada.
Estamos muito confiantes nesse trabalho cada vez mais estreito entre o Diretório Municipal e os Zonais.
PT CÂMARA SP: Os Zonais terão participação constante na atuação do partido?
DONATO: Constante nas tarefas e na elaboração partidária.
A gente quer fazer um grande pacto, isto é, definir para que lado nós vamos remar.
E remar todo mundo junto para o mesmo lado.
É evidente que tem Zonais com mais dificuldades, e que o Diretório Municipal precisa acompanhar mais de perto, e Zonais melhor estruturados.
O importante é que a gente tenha um eixo político comum, uma visão comum das tarefas e que em cada região a gente possa colocar o PT na rua.
No processo de debate do PED surgiu uma proposta de uma coordenação dos Diretórios Zonais do centro expandido da cidade, que é onde a gente enfrenta mais dificuldades e precisa de uma política própria.
Vamos ter que trabalhar com os Zonais numa compreensão política comum, mas evidentemente respeitando o território e a atuação de cada um, porque a cidade é diferenciada e isto tem um impacto também na vida partidária.
PT CÂMARA SP: E de que forma será a relação do DM com a Bancada do partido na Câmara Municipal?
DONATO: Da melhor maneira possível, até porque tudo indica que teremos três ou quatro vereadores integrando a direção municipal.
A Bancada tem sido muito parceira do Diretório, mas precisamos estreitar esses laços porque ela é a cara pública do partido.
É quem dá projeção e voz ao PT na maioria das vezes, porque tem acesso à mídia, ao plenário da Câmara, acesso à tribuna, e as propostas articuladas junto com a Bancada repercutem na sociedade.
Então é fundamental a gente ter um trabalho conjunto e também chamar a Bancada a opinar sobre os rumos do PT, a ajudar na organização partidária, porque são 11 mandatos partidários, que tem relação com a base partidária e podem contribuir muito, também, nessa organização do PT.
Temos a melhor expectativa possível de trabalhar conjuntamente para potencializar o trabalho da Bancada e a própria atuação do PT.
PT CÂMARA SP: Que avaliação o sr. faz da situação vivida na cidade de São Paulo hoje?
Como pretende desenvolver a oposição à gestão do DEM/PSDB na Prefeitura de São Paulo?
DONATO: Acho que estamos num momento triste para a cidade, porque está vindo à tona toda a farsa que foi apresentada na última eleição.
Se vendeu um prefeito administrador, competente, presente, e não é isso que acontece na cidade.
São Paulo está abandonada, sem rumo.
Você não vê uma estratégia clara para várias áreas como a educação, a saúde, o transporte, os serviços de manutenção.
Você vê apenas improviso e isso revela bem o caráter desse governo.
O PT tem que se apresentar como uma oposição firme, denunciando todas as mazelas do governo.
Nós temos experiência política-administrativa e capacidade de formular propostas para a cidade.
Precisamos estabelecer um diálogo com a população, apresentando a crítica, mas também apresentando qual o caminho correto que a cidade deve seguir em cada área.
Para isso temos experiência, acúmulo, e não temos medo do debate.
Se o debate for feito de verdade, e não através dos marqueteiros, temos muito a mostrar e a contribuir.
Precisamos mostrar todo o desmonte que foi feito em várias áreas por esta gestão e apontar a necessidade de em 2012 construirmos uma frente política ampla, com programa de governo claro, prioridades claras, e que possamos recuperar para o povo de São Paulo a administração da cidade.
Porque São Paulo não pode conviver com o caos diário que temos presenciado atualmente.
PT CÂMARA SP: Antes de 2012 tem 2010.
Qual a contribuição que o PT do município de São Paulo pode dar na disputa presidencial e, principalmente, na eleição estadual, em que o partido até hoje não venceu uma eleição?
DONATO: Podemos contribuir muito mobilizando, buscando voto, conversando com as pessoas, mas, principalmente, mostrando que existem dois projetos no país.
No estado, e na cidade de São Paulo em particular, isso é muito claro, porque o povo vivenciou uma experiência de governo com o PT, com a prefeita Marta – antes já havia vivenciado uma experiência com a prefeita Erundina, também do PT na época – e vivencia agora com a gestão Serra/Kassab.
E são nítidas as diferenças, o enfoque, as prioridades.
Demarcar que o projeto existente em São Paulo é o projeto que eles querem aplicar no Brasil aclara o debate político e isso pode permitir uma eleição polarizada.
Podemos crescer na cidade de São Paulo.
Crescer mostrando que em nível federal não podemos cometer o mesmo erro que aconteceu em São Paulo, perder a eleição e ver recuar várias políticas públicas construídas com muito esforço e com muito empenho e luta da população.
PT CÂMARA SP: E no plano estadual?
DONATO: Acho que no estado também.
Eu não sou daqueles que acham que a eleição estadual está perdida.
Na medida em que houver um debate de projetos políticos para o país, as nossas chances aumentam.
Toda tentativa dos tucanos é de esterilizar o debate, impedir o debate, transformá-lo num debate de personalidades, Serra contra Dilma, e não mostrar que existem dois projetos.
Se conseguirmos estabelecer essa pauta para a eleição tenho certeza que em São Paulo a tendência é de todos partidos que se colocarem nesse campo de oposição de crescerem muito.
Porque como eu disse, na hora em que você for discutir objetivamente segurança pública, saúde, educação, transporte ou infraestrutura urbana, os tucanos não têm o que mostrar.
Temos que deixar claro a existência de um estado com potencial imenso e com um governo que não tem criatividade, não tem uma política marcante.
O que o governo Serra fez? Continuou o rodoanel, com mais de 30% de recursos vindos do governo Lula, não limpou a calha do Tietê, jogou R$ 2 bilhões da obra de rebaixamento da calha no lixo.
Na segurança pública aumentaram os indicadores de roubos, latrocínios, homicídios e outras ocorrências.
Na educação a tragédia da progressão continuada e da não educação da nossa juventude.
Portanto, se esse debate for feito tenho certeza que o PT vai crescer, porque o PT tem propostas, experiência administrativa.
Já comandou as principais cidades do estado, mostrou que sabe administrar bem, e tem um governo federal absolutamente exitoso, que mostrou que o PT tem lado ao governar.
Governa para todos, mas sabe que os mais fracos é que precisam mais de governo.
A cidade de São Paulo em um terço do eleitorado do estado.
Queremos dar nossa contribuição politizando o debate, organizando e buscando os votos dos eleitores que moram aqui .
Fonte boletim dos vereadores do PT São Paulo .

Nenhum comentário: