terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais uma falsa promessa do prefeito KAOSSAB !!!

Kassab mantém turno da fome
Cerca de 20 mil alunos da rede municipal vão continuar estudando na hora do almoço em 2010
MARIANA MANDELLI, mariana.mandelli@grupoestado.com.br
A rede municipal de ensino de São Paulo vai manter o chamado “turno da fome” por pelo menos mais um ano no ensino fundamental.

O município entrou em 2010 com 47 escolas de ensino fundamental (Emefs) organizadas com esse turno - eram 69 no ano passado.
Quase 20 mil alunos começarão o ano letivo estudando nesse horário de aula.
O período intermediário de aulas espremido na hora do almoço, das 11h às 15h, limita a quatro horas diárias o tempo do estudante na sala de aula, dificulta a administração do colégio e não é recomendado por educadores.
A meta inicial do prefeito Gilberto Kassab (DEM) era acabar com esse turno letivo ao final de 2008, promessa da campanha eleitoral daquele ano que não foi cumprida.
O número de escolas com o turno da fome em 2010 e a revisão da meta oficial para acabar com esse período de aulas foram formalizados ontem, na sede da Prefeitura, em evento em que a Secretaria Municipal de Educação apresentou o balanço da gestão Kassab e as metas para os próximos anos.
Segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, o prefeito deve anunciar para este ano a construção de cerca de 50 Emefs, número que, de acordo com a pasta, daria conta de acabar com o turno da fome.
Esse período de aulas foi criado nos anos 1970 na rede municipal para atendimento de áreas de grande demanda, onde não havia vagas nos períodos da manhã e tarde.
Com o passar dos anos, houve a universalização do ensino público e o turno se espalhou por praticamente toda a rede.
Em 2006, a gestão Kassab anunciou um cronograma de construções de novas escolas e iniciou assim uma cruzada para acabar com esse período de aulas.
Agora, depois de mais de um adiamento do fim do turno intermediário, o objetivo da gestão Kassab é chegar a 2011 sem nenhuma criança estudando nesse período.
A secretaria, no entanto, não sabe precisar a data do fim do turno da fome, alegando que o andamento dos projetos depende de diversas condições - como o planejamento das obras, por exemplo.
Apesar de prorrogar o fim do turno, o secretário destacou que, entre 2005 e 2009, São Paulo reduziu de 326 para 69 escolas funcionando com o turno intermediário.
“Reduzimos para quase nada, de 75% para 9% das escolas.”
Para Mozart Ramos, presidente-executivo do Movimento Todos pela Educação, vai ser difícil a Prefeitura conseguir atingir as metas a que se propôs ao final da primeira gestão de Gilberto Kassab, em 2008 - zerar o déficit no atendimento da educação infantil é outro compromisso assumido pelo prefeito.
“Sozinha, a Prefeitura não vai dar conta dessa demanda histórica”, afirma.
“Deve haver um pacto com empresas e organizações sociais para que se faça isso de uma forma comunitária.”
O secretário de Educação destacou, por outro lado, que a cidade conseguiu erradicar as “escolas de lata”, outra meta traçada pela atual gestão.
A pasta também anunciou a implantação de programa para atender aos alunos portadores de deficiência.
ATÉ QUANDO? 47 ESCOLAS Municipais iniciarão o ano letivo com o turno intermediário de aulas da hora do almoço, que limita
o tempo do aluno no colégio a 4 horas/dia .

Nenhum comentário: