William Cardoso e Vinícius Dominichelli do Jornal Agora
Ônibus das linhas municipais da capital chegam a demorar quase 40 minutos além do intervalo previsto pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal), em sua planilha divulgada na internet.
A lotação excessiva, o desconforto e a falta de preparo de motoristas para lidar com portadores de deficiência são outras questões que incomodam os usuários.
Ônibus das linhas municipais da capital chegam a demorar quase 40 minutos além do intervalo previsto pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal), em sua planilha divulgada na internet.
A lotação excessiva, o desconforto e a falta de preparo de motoristas para lidar com portadores de deficiência são outras questões que incomodam os usuários.
O paulistano reclama ainda do preço da passagem, que chegou a R$ 2,70 neste mês.
A reportagem esteve em dez pontos localizados nas cinco regiões da cidade e acompanhou 30 linhas entre terça e sexta-feira, nos períodos da manhã e da noite.
A reportagem esteve em dez pontos localizados nas cinco regiões da cidade e acompanhou 30 linhas entre terça e sexta-feira, nos períodos da manhã e da noite.
Na linha Lapa-Ipiranga (874T-10), na última terça, em frente ao Conjunto Nacional, o passageiro chegou a esperar 38 minutos além do que estava previsto no site da SPTrans para aquele dia.
O intervalo previsto para os dias de semana é de nove minutos, mas a reportagem constatou que, em pelo menos uma das viagens, os usuários chegaram a esperar 47 minutos pela passagem de um coletivo Ônibus superlotados nos primeiros horários da manhã e da noite são um dos problemas enfrentados pelos usuários de linhas que atravessam as avenidas Aricanduva (zona leste de SP) e M'Boi Mirim (zona sul).
A auxiliar administrativa Bruna de Jesus, 21 anos, frequentemente vai "esmagada" para o serviço, na linha Metrô Santa Cruz-Jardim Jacira (695J-10), por conta da aglomeração na porta do ônibus.
A auxiliar administrativa Bruna de Jesus, 21 anos, frequentemente vai "esmagada" para o serviço, na linha Metrô Santa Cruz-Jardim Jacira (695J-10), por conta da aglomeração na porta do ônibus.
É o trajeto que ela faz todos os dias no período da manhã, do Jardim Capela (zona sul), onde mora, até a Vila Mariana.
"É péssimo. Chego a ficar duas horas dentro do ônibus.
É desconfortável e não vale o preço da passagem", diz.
O assistente contábil Douglas da Silva Dutra, de 21 anos, também sofre com a lotação na M'Boi Mirim.
O assistente contábil Douglas da Silva Dutra, de 21 anos, também sofre com a lotação na M'Boi Mirim.
"Eu sempre pego a linha 737A-10 (Terminal Santo Amaro-Terminal Jardim Ângela) e o filme se repete todos os dias.
Os ônibus vêm completamente lotado e na parte da manhã, então, a situação piora".
Em relação à fiscalização da limpeza, a SPtrans afirmou que ela é feita diariamente e que são aplicadas penalidades quando é preciso. "Os veículos são vistoriados no momento que chegam da garagem para iniciar a primeira viagem e a inspeção é realizada nos assoalhos, bancos, balaustres, vidros e capôs.
Em relação à fiscalização da limpeza, a SPtrans afirmou que ela é feita diariamente e que são aplicadas penalidades quando é preciso. "Os veículos são vistoriados no momento que chegam da garagem para iniciar a primeira viagem e a inspeção é realizada nos assoalhos, bancos, balaustres, vidros e capôs.
A penalidade é de R$ 180 e, na reincidência do mesmo coletivo, o valor dobra", diz a empresa.
Nos últimos três meses, fiscais aplicaram 2.246 multas.
Nos últimos três meses, fiscais aplicaram 2.246 multas.
A SPTrans diz que investiu R$ 2,2 bilhões nos últimos anos para colocar em circulação 8.319 ônibus novos e que o sistema passa por processo de ajustes de itinerários, entre outras medidas.
Informou ainda que a tarifa média da capital é de R$ 1,42, levando-se em consideração os benefícios das integrações do bilhete único e outras gratuidades.
Comentário Blog Cobra Notícias : É sempre assim a prefeitura diz que fiscaliza que dá as multas e nada se muda , mais será que isso é verdade pois não acredito que exista essa fiscalização na minha opinião isso tudo é uma verdadeira desculpa para boi durmir pois se eles quisessem fazer a fiscalização como deveria ser a coisa funcionaria .
Esse é a verdadeira cara do governo Kaossab eles fingem que fiscalizam e os donos das empresas de onibús fingem que melhoram o transporte e nesse vai e vem que se ferra é o povo !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário