terça-feira, 30 de março de 2010

Avenida Sapopemba a Campeã de atropelamentos !!!

Problemas de uma campeã de atropelamento
Engenheiro aponta os porquês da Sapopemba ser a via recordista de atropelamentos em SP :
LUÍSA ALCALDE, luisa.alcalde@grupoestado.com.br
Falta de canteiro central, contínua mudança de limite de velocidade e iluminação precária são apenas alguns fatores que contribuíram para a Avenida Sapopemba ter registrado a maior incidência de atropelamentos em 2009 na capital.
Levantamento do Corpo de Bombeiros publicado pelo JT apontou 110 casos na via durante o ano passado, média de um acidente a cada três dias.
Para saber por que tantos paulistanos estão morrendo naquele trecho e quais as medidas que as autoridades de trânsito municipais precisariam fazer para diminuir os atropelamentos na região, o Jornal da Tarde voltou ao local no pico da manhã, quando as pessoas estão a caminho do trabalho ou da escola, acompanhada pelo engenheiro e consultor de tráfego, Sérgio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP).
No trecho considerado mais perigoso da avenida, entre os números 8.000 e 9.000, não há refúgio (canteiro central) para o pedestre atravessar a via, que é de mão dupla em boa parte da extensão.
“Os canteiros centrais induzem a redução da velocidade dos veículos e impedem a ultrapassagem pela esquerda, além de possibilitar a travessia dos pedestres em duas etapas, um sentido por vez.
Mais seguro, mais rápido”, observou o especialista.
Também falta iluminação específica nas faixas de pedestre. Segundo Ejzenberg, isso reduz o número de atropelamentos no período noturno, no qual há mais incidência de casos.
Outro fato que chamou a atenção do engenheiro de trânsito foram as contínuas mudanças de velocidade máxima permitida.
Há placas de 70 km/h, 60 km/h, 40 km/h e 30 km/h.
“A redução de 60 km/h para 40 km/h no sentido bairro/centro é acanhada (pode ficar encoberta por ônibus), e deveria ser feita com lombada eletrônica, reforçando que a velocidade é de 40 km/h em toda a extensão.
Por que não uniformizar?”, questiona.
No sentido centro/bairro, em frente ao atacadista Assai, só há iluminação do lado direito da avenida.
Segundo o especialista, a colocação de canteiro central, além de permitir a instalação de sinalização de trânsito mais visível, também permitiria a colocação de postes de iluminação.
Rotina
Na Avenida Sapopemba, os veículos não obedecem o limite de velocidade permitida e ainda ultrapassam pela esquerda, total ou parcialmente pela contramão.
Pedestres atravessam metade da pista e ficam aguardando oportunidade para completar a travessia posicionados sobre a linha dupla.
“Aparentemente, assim Marcelo Fromer (músico dos Titãs) foi atropelado e morto por uma motocicleta.
Assim estão morrendo outras pessoas”, lembrou ele.
Foi observado ainda que veículos e motos param em cima das faixas de pedestres ou atravessam o sinal.
“Não haveria necessidade de colocar radar de fiscalização de avanço de sinal nos semáforos que multassem?”, pergunta o especialista.
Ainda é possível notar que pedestres que se dirigem aos pontos de ônibus não utilizam as faixas de pedestre para atravessar a via. “Isso mostra que a faixa não está na linha de uso”, observou ele. Além disso, os semáforos nas faixas de pedestre fecham antes de a pessoa conseguir atravessar a avenida.
Comentário Blog do Cobra Notícias: : Isso que vem acontecendo hoje na avenida sapopemba é reflexo de não haver uma política de transporte público para os grandes centros urbanos que hoje são as periferias.
Por onde anda na avenida sapopemba se vê irregularidades como: carros parados em filas duplas, má sinalização viária, marcação de estacionamentos, falta de faixas de pedestres, falta de semáforos, isso sem falar que quando uma via é recapeada ela chega a ficar mais de Um ano sem a sua sinalização viária.
A meu ver é uma total falência da CET diga-se (COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO) se o órgão citado fizesse o básico que é uma sinalização esses números seriam reduzidos de uma forma considerável.
Mas o grande problema é que alguns politicos só visitam Sapopemba em época de eleição,isso os que visitam e muitos na verdade nem sabem onde fica Sapopemba.

Nenhum comentário: