segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Transporte Publico" Sistema de Monitoramento da SPTRANS para Fiscalizar o Transporte Público não Funciona Direito .

Painéis com Horários de Ônibus Falham na Cidade de São Paulo.
Mariana Lenharo Especial para o Jornal da Tarde .
Em uma cidade de trânsito imprevisível como São Paulo, os pontos de ônibus tornam-se lugares de ansiedade e incerteza para aqueles que dependem do transporte para chegar no horário certo ao trabalho ou à faculdade.
Desde 2008, o programa Olho Vivo, da São Paulo Transporte (SPTrans), procura resolver esse problema, ao menos para os usuários de linhas que passam por 19 terminais, 10 corredores exclusivos e mais 135 quilômetros de vias públicas, onde funciona o sistema de monitoramento da prefeitura.
Além de permitir que os usuários verifiquem pela internet a velocidade média do percurso nessas vias, painéis eletrônicos instalados nos pontos de ônibus mostram quanto tempo vai demorar para cada linha passar.
As informações são baseadas em um sistema de monitoramento por GPS.
Mas usuários reclamam da inconstância do serviço.
“O painel nem sempre está funcionando.
Hoje, por exemplo, eu precisaria dele porque vou pegar um ônibus específico, que costuma passar com grandes intervalos de tempo e eu queria saber se ainda vai demorar muito”, diz o arquiteto Ricardo Almeida, que aguardava o transporte na quinta-feira passada em um ponto da Consolação, em frente à Universidade Presbiteriana Mackenzie, no centro.
A reportagem do Jornal da Tarde também constatou o problema em alguns painéis do Terminal Sacomã, zona sul.
A SPTrans respondeu, por meio de sua assessoria de imprensa, que “os problemas apontados pela reportagem não estão registrados no sistema da SPTrans, porém enviaremos uma equipe aos pontos informados para verificar o que está ocorrendo”.
A empresa informa ainda que pretende expandir o serviço oferecido pelo programa Olho Vivo.
O próximo terminal de ônibus a ter os painéis informativos instalados será o Campo Limpo.
Especialistas concordam que o programa dá segurança e tranquilidade aos usuários de transporte público.
Para o engenheiro Sérgio Ejzenberg, consultor de trânsito e mestre em transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), os painéis dão informações que diminuem a ansiedade da pessoa que está esperando.
“Essa informação é interessante e útil do ponto de vista do conforto, mas isso não vai mudar o tempo da viagem”, afirma.
Segundo ele, o mais interessante sobre o projeto é a possibilidade de fiscalizar as empresas de ônibus e garantir que elas cumpram o serviço de maneira adequada.
“O órgão de transporte tem condições de saber qual é a frota de ônibus em serviço naquele momento, evitando que as empresas diminuam a frequência das linhas, por exemplo.”
Já o engenheiro e consultor de trânsito Adriano Murgel Branco, que foi secretário dos Transportes do Estado de São Paulo nos anos 80, acha que o sistema é útil para que as pessoas se acostumem com o fato de que o sistema deve ser regulado e preciso, de maneira que elas possam usar esse fator em seu próprio benefício.
A estudante universitária Helen Regina Gonçalves concorda: “Quando ele funciona, eu sempre uso, é bastante útil porque dá para se programar.
Se você está apressado e vê que o ônibus que pretende pegar ainda vai demorar muito, dá para escolher outra opção.”
População elogia sistema e diz ser útil para se programar, mas critica lacunas do serviço.

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