terça-feira, 11 de maio de 2010

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entrega pelo 2° Ano consecutivo o Prêmio João Ferrador !!!

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entrega pelo 2° ano o Prêmio João Ferrador.
Prêmio dos metalúrgicos do ABC por luta contra injustiças será entregue nesta quarta .
Indicados são ativista LGBT, defensor dos direitos humanos e colaborador da Revista do Brasil; Cerimônia marca também aniversário de 51 anos do sindicato do ABC paulista .
Joao Ferrador, criado em 1972, teve papel importante em protestos relacionados ao custo de vida da população .
São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove nesta quarta-feira (12) a entrega da segunda edição do Prêmio João Ferrador.
De acordo com a entidade, a homenagem “é uma forma de reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para tornar o Brasil um país justo e mais igual”.
Para a principal categoria, na qual em 2009 foi premiado o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a comissão organizadora escolheu três nomes.
O jornalista Bernardo Kucinski, colaborador da Revista do Brasil, foi assessor da Presidência da República durante o primeiro mandato de Lula (2003 – 2007) e é professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
Ivan Seixas, preso durante o regime militar, atualmente preside o Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana São Paulo e é membro da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos.
O mais novo dos indicados, Lula Ramires, de 44 anos, é coordenador do Corsa – Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor, uma ONG que desde 1995 milita na causa LGBT.
Entre as entidades, concorrem a Sempre Viva Organização Feminina (SOF), o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas).
Histórico
O personagem João Ferrador apareceu pela primeira na edição número 9 da Tribuna Metalúrgica, em março de 1972.
Na ocasião, ocupou um espaço de editorial no qual protestava contra o custo de vida – o tom de protesto passaria a ser a marca do personagem criado pelo cartunista Hélio Vargas e redesenhado pelo ilustrador Laerte.
João Ferrador foi usado para driblar a censura da ditadura militar à imprensa.
Seus bilhetes, sempre dirigidos ao alto escalão do governo militar, foram publicados por oito anos até 1980 como forma de denunciar as condições de vida e a exploração do trabalho.
Em maio de 2003, o presidente Lula recebeu dos metalúrgicos uma escultura em madeira do João Ferrador que, ao contrário do mau-humor que o personagem exibia nas charges, estava sorrindo.
Aniversário de 51 anos do SMABC
Entrega do Prêmio João Ferrador
Data: 12 de maio (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 3° andar, auditório
Endereço: Rua João Basso, 231, 3° andar, Centro, São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário: