sexta-feira, 30 de outubro de 2009

GOVERNO FEDERAL VIA ABRIR 3 MIL TELECENTROS

O governo federal pretende abrir mais 3.000 novos telecentros públicos e comunitários no Brasil.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades (Telecentros.BR).
Além da implementação de novos centros, a iniciativa também prevê a manutenção de outros 10 mil já existentes.
O governo federal deve auxiliar os telecentros com oferta de conexão, computadores, bolsas de auxílio financeiro a jovens monitores e formação de monitores bolsistas ou não bolsistas para prestarem serviços nos locais.

O decreto 6.991/09, que aborda o tema, foi publicado nesta quarta-feira, 28/10, no Diário Oficial da União.
De acordo com o comunicado conjunto dos ministérios das Comunicações, Planejamento e Ciência e Tecnologia o Programa tem como objetivo "ampliar a inclusão digital junto à população que ainda não dispõe de renda para aquisição de computador e de serviços de conexão à internet".

Parcerias
O programa será implementado por meio de parcerias com entidades, que serão selecionadas a partir da publicação de portaria ministerial que vai regulamentar o funcionamento do Programa.
O Telecentros.BR é coordenado pelos Ministérios do Planejamento, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia.

O primeiro será responsável pela disponibilização de equipamentos de informática recondicionados e a constituição de rede de formação para monitores de telecentros apoiados.
Ao Ministério das Comunicações caberá disponibilizar equipamentos de informática e mobiliário novos necessários ao funcionamento dos telecentros, bem como a disponibilização e manutenção do serviço de conexão em banda larga à internet.
Já a concessão de bolsas para auxílio financeiro dos monitores que atuarão nos telecentros estará sob a responsabilidade do Ministério de Ciência e Tecnologia
COMENTÁRIO EXTRAIDO DO SITE DO PAULO HENRIQUE AMORIM QUE SIPLISMENTE RESUME TUDO SOBRE O EXPLEDINDO TRABALHO DO GOVERNO LULA : graciliano em 29/outubro/2009 as 19:02 Passo a passo, o governo Lula vai dando aos brasileiros o direito de se educarem e se informarem sem o filtro do PIG.
Aliás, Lula não dá o direito, porque este é inato e constitucional: ele dá os instrumentos para que tal direito seja exercido.
Se continuarmos assim, vamos acabar caindo… numa Democracia

Nenhum comentário: