quinta-feira, 28 de julho de 2011

Na minha humilde opinião sábias palavras do Companheiro Zé Dirceu !!!

Posições idênticas quanto a prévias .

Não tenho postura diferente da do ex-presidente Lula a respeito...

A reforma do estatuto do PT - em processo de discussão desde o início do 4º Congresso Nacional do partido, em fevereiro do ano passado - serviu de pretexto para um registro na mídia, hoje, de que a direção petista aproveita a mudança para esvaziar prévias para a escolha de candidatos a prefeito no ano que vem, especialmente em São Paulo.

Aproveitam para insinuar que o ex-presidente Lula seria contra prévias e que eu tenho argumentado que a direção do partido não pode impedí-las.

Vamos deixar claro que eu e o ex-presidente Lula não temos posições diferentes quanto à realização dessa consulta.

Já deixamos evidente nossas posições.

O que tenho escrito e externado sempre em entrevistas e artigos é que prévia é um direito estatutário.
Elas podem não acontecer por acordo político, ou por desistência do concorrente, convencido pelos números e lideranças a abandonar a idéia de realizá-la.

Mas, não podem ser impedidas.

Vamos abrir o mais amplo debate possível.

No caso de São Paulo, insisto, mais importante do que discutir se fazemos ou não prévias, é ouvir o partido.

Abrir um amplo debate sobre a eleição em si e o que está em jogo nela.

Ir aos diretórios zonais, debater com os movimentos, levar os pré-candidatos às bases petistas e à sociedade - ouvi-la... - conhecer seu diagnóstico sobre a cidade, o momento político e a atual crise econômica mundial.

Ampliar ao máximo essa discussão é a melhor forma de decidir, de ouvir os cidadãos e a sociedade como um todo.

Também é o roteiro ideal para ouví-la sobre os outros candidatos, o governo da nossa presidenta Dilma Rousseff, a gestão do prefeito Gilberto Kassab (ex-PSDB-DEM, agora PSD) e a herança de José Serra (PSDB).

José Serra, prefeito da capital por um ano e quatro meses (janeiro-2005/abril-2006) e governador do Estado por três anos e quatro meses (janeiro-2007 / abril-2010) comandou administrações cujos resultados recaem e perduram até hoje sobre a capital e o Estado.

Melhor o partido discutir todas essas questões em jogo com suas bases, filiados, dirigentes zonais, municipais, estaduais e nacionais, ao invés de restringir o debate sobre a eleição municipal do ano que vem à realização ou não de prévias para escolha dos candidatos a prefeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

pra que previas, o PT é um partido verticalizado, agente só é usado para fazer numeros no PED, e com a soma dos resultados se fazem os acordos lá em cima, eu tenho x delegados e voce y delegados, fazemos os acordos é está tudo pronto.
Pois em varias convençoes do PT a unica coisa que a gente fazia é assinar a lista de presença para se fazer a soma das forças e depois discutir os acordos, pois faz tempo que eu não levanto o cracha dando o meu voto.
Se viu que lá no congresso do PT deu até empate, coisa impossivel de ocorrer, será que o empate não estava no acordo?????

Anônimo disse...

pra que previas, o PT é um partido verticalizado, agente só é usado para fazer numeros no PED, e com a soma dos resultados se fazem os acordos lá em cima, eu tenho x delegados e voce y delegados, fazemos os acordos é está tudo pronto.
Pois em varias convençoes do PT a unica coisa que a gente fazia é assinar a lista de presença para se fazer a soma das forças e depois discutir os acordos, pois faz tempo que eu não levanto o cracha dando o meu voto.
Se viu que lá no congresso do PT deu até empate, coisa impossivel de ocorrer, será que o empate não estava no acordo?????