terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mais um presentinho de Natal do Papai Cruel Kassab para você, Taxa de Inspeção Veicular , Mais Cara !!!

BRUNO RIBEIRO , MÔNICA PESTANA , JORNAL DA TARDE.

A taxa da inspeção veicular ambiental vai aumentar em 1º de janeiro.

A tarifa, que hoje é de R$ 56,44, deve chegar a R$ 62,10.

Ela é reajustada pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), segundo o contrato da Prefeitura com a empresa Controlar, que realiza as vistorias.

O índice acumulado nos últimos 12 meses é de 10,2%. De acordo coma a Controlar, a data do reajuste está confirmada, mas a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente ainda precisa aprovar o preço da nova tarifa.

Ontem, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a usar radares para multar quem ainda não fez a inspeção.

Todos os veículos com placa de São Paulo deveriam ter comparecido à vistoria, exceto os que têm placa com final zero (cujo prazo acaba em 31 de dezembro).

A evasão, por enquanto, é grande.

A frota da cidade é de 6,9 milhões de veículos.

A Controlar espera realizar até 4 milhões de inspeções neste ano, mas até o dia 1° de novembro apenas 2,2 milhões de carros haviam sido aprovados.

A iminência da multa salgada, de R$ 550, não retirou os carros da rua.

Ontem, nos horários de pico, a CET registrou trânsito acima da média (118 km às 9h30, contra média de 109 km no horário, por exemplo).

Por outro lado, a Controlar diz ter registrado aumento de 53% no volume de inspeções agendadas desde o anúncio da nova fiscalização – saltou de média de 13 mil por dia para 20 mil vistorias diárias.

Prevendo aumento de demanda, a empresa colocou ontem todos os postos para funcionar até as 22 horas – exceto o posto do Tatuapé, na zona leste.

A empresa diz esperar até 25 mil veículos sendo inspecionados por dia até o final deste mês.

Graças ao uso dos radares, mesmo quem decidir deixar o carro em casa até dia da inspeção corre risco de ser multado.

A infração pode ser emitida no dia da vistoria, no caminho de casa para o posto de inspeção.

“O risco existe”, afirma o diretor-presidente da Controlar, Harold Peter Zwetkoff.

“Os veículos tiveram prazo de 90 dias antes do mês de licenciamento do veículo para agendar a inspeção”, justifica.

Um comentário:

Gegê disse...

É alguem tem que pagar a conta que restou e ficou muito ase pago.

Gegê