O prefeito Gilberto Kassab (DEM) entregou até agora 6 das 30 clínicas de especialidades prometidas para o início deste ano. Nessas clínicas, batizadas pela atual gestão de AMAs Especialidades, a população tem a chance de se consultar com urologistas, neurologistas e cardiologistas, entre outros médicos.
O deficit desse tipo de atendimento é apontado por especialistas da área como uma das principais deficiências da rede de saúde pública. Na disputa de 2008, em que Kassab garantiu sua reeleição, havia cinco AMAs Especialidades funcionando na cidade.
Elas foram abertas nas vésperas da campanha.
Antes, nem Kassab nem seu antecessor, o hoje governador José Serra (PSDB), haviam gasto nada para pôr as clínicas em funcionamento, apesar de, entre 2005 e 2008, o Orçamento municipal ter reservado cerca de R$ 130 milhões para a implantação.
O candidato a reeleição, então, prometeu inaugurar dez AMAs Especialidades até o fim de 2008 e outras 15 "no início de 2009". Entregou só uma.
Mesmo descumprindo a promessa, Kassab pôs em rádios, TVs e jornais uma campanha publicitária para exaltar a criação das AMAs Especialidades.
Gastou R$ 3,3 milhões, verba suficiente para reformar cinco postos de saúde, equipá-los, mobiliá-los e convertê-los em clínicas de especialidades. A prefeitura diz que a campanha buscou evitar que as pessoas faltem às consultas.
As clínicas são o segundo passo no atendimento.
A entrada no sistema é por postos de saúde e AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial).
"Nessa fase, a rede está estrangulada.
Há pessoas que precisam ser atendidas com urgência e acabam sendo extremamente prejudicadas com a demora", afirma Paulo Eduardo Elias, professor de Medicina da USP.
Usuários do sistema ouvidos pela reportagem dizem que o tempo médio para conseguir uma consulta é de pelo menos três meses.
O vidraceiro Marcos Roberto Monteiro, 39, vai ter que esperar quatro meses por um exame.
"Tomara que eu não morra até lá".
COMENTÁRIO BLOG COBRA NOTÍCIAS : POIS É MAIS UMA VEZ O POVO FOI ENGANADO POR FALSAS PROMESSAS EM ÉPOCA DE DE CAMPANHA ELEITORAL .
MAIS NO CASO DO ENTÃO PREFEITO GILBERTO KASSAB O POVO FOI ENGANADO POR PROMESSAS MERAMENTE ELEITOREIRAS E DESCABÍVEIS QUE SÓ O GOVERNO DEMO/KASSAB PROMETE E NÃO CUMPRI .
ACHO QUE PARA ISSO SÓ TEM UMA PALAVRA : O POVO MAIS UMA VEZ FOI USURPADO E NEM MESMO TEMO DIREITO DE RECLAMAR .
GOVERNO DEMO/KASSAB 100% DESRESPEITO COM A POPULAÇÃO !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário