domingo, 23 de agosto de 2009

ESPECIALISTA AFIRMA " MONOTRILHO DEVERIA SER USADO COMO TRANSPORTE DE LAZER !!!!!

O paulistano deve se acostumar nos próximos anos com um transporte coletivo típico de parques de diversão um tipo de trem chamado de monotrilho, que usa pneus e trafega em vias elevadas (como pequenos viadutos exclusivos).
Prefeitura de São Paulo e governo do Estado passaram a projetar linhas de monotrilho parecidas com as da Disney (EUA) e a priorizá-las como alternativa mais barata do que o metrô, de menor impacto nas vias do que corredores de ônibus e, principalmente, de implantação rápida, por "economizar" em desapropriações.
O uso dessa tecnologia no transporte de massa provoca discussão entre os técnicos há mais de 50 monotrilhos espalhados no mundo, mas ele nunca teve amplo espaço nas principais metrópoles.
Estudos diversos das gestões José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) consideram a possibilidade de implantar mais de 100 km desse transporte nos próximos cinco anos.

É mais que a rede de metrô atual, que tem 61 km e pode se equiparar a ela mesmo depois da expansão prevista até 2014.
Os primeiros monotrilhos a serem implantados, se os prazos forem cumpridos, serão a primeira fase da extensão do Expresso Tiradentes (ex-Fura-Fila) da Vila Prudente a Oratório e a ligação da estação São Judas do metrô ao aeroporto de Congonhas, no final de 2010.
Os projetos no Brasil têm sido impulsionados por empresas japonesas (como a Hitachi), que dominam esse sistema no mundo mais de metade das redes existentes ou planejadas são da Ásia, como no Japão e China.

Duas linhas no país já chegaram a ser implantadas, mas não acabaram bem-sucedidas.
Em Poços de Caldas (MG), a linha de monotrilho nunca funcionou adequadamente e está desativada desde 2003, quando parte das torres desmoronou.

O Barra Shopping (RJ) usou a tecnologia no transporte interno, mas também a desativou.
O engenheiro e consultor Peter Alouche cita como "complicômetros" as dificuldades para mudança do veículo entre as vias (diferentemente do que ocorre com os trilhos na superfície) e para retirar os passageiros em situações de emergência. "Há soluções técnicas, mas não são tão simples", afirma.
"O transporte sobre trilhos tradicional envolve uma tecnologia que já se conhece no Brasil há muito tempo.

O monotrilho é difundido mais como transporte de lazer.
Na linha do metrô até Congonhas, tudo bem.
Mas, na zona leste, a demanda é muito grande", diz.
"Não adianta só querer aquilo que for mais rápido de fazer e mais barato.

Para alta demanda, metrô e trem são mais adequados", defende José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, citando também os impactos urbanísticos do monotrilho (devido à presença das estruturas elevadas).
"As cidades precisam de sistemas complementares, para cada tipo de demanda.

Em alguns casos, pode ser até um ônibus a melhor opção", afirma Rezier Possidente, gerente da Siemens (grupo que participou de monotrilhos na Alemanha).
COMENTÁRIOS BLOG COBRA NOTÍCIAS : MEUS AMIGOS LEITORES DO BLOG COBRA NOTÍCIAS PARA MIM AS COISAS ESTÃO MUITO BEM CLARAS O QUE ACONTECE AI É O SEGUINTE AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E É PRECISO UM VISUAL FUTURISTICO PARA SE CHAMAR ATENÇÃO POIS A DUPLA DEMO/TUCANA SERRA/KASSAB NÃO SE CONTENTA EM SÓ TRABALHAR DIREITO ELES QUEREM MAIS É APARECER E ACHAR QUE O POVO TEM CARA DE PALHAÇO .A ALTERNATIVA QUE ELES DELES FOI NOS EMPURRA ESSA GERINGONÇA QUE NÃO RESOLVERÁ O PROBLEMA DO TRANSPORTE PÚBLICO NA REGIÃO DE SAPOPEMBA E EM ESPECIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO .
MORRO EM SAPOPEMBA E QUEREMOS O PROJETO ORIGINAL QUE É O METRO ATÉ CIDADE TIRADENTES,E NÃO ESSE TAL DE MONOTRILHO QUE COMO O ESPECIALISTA EM TRANSPORTE AI MESMO DISSE NÃO RESOLVERA A DEMANDA DA REGIÃO E DA FORMA COMO SERÁ IMPLANTADO PODERÁ ACONTECER ATÉ MESMO TRAGÉDIAS .
ISSO SE ESSE PROJETO SAIR DO PAPEL POIS O QUE SI ESTA VENDO É SÓ MAIS UMA VEZ MUITAS PROMESSAS E POUCA SOLUÇÃO .
OU SERÁ QUE ELES ESTÃO CONFUNDINDO SÃO PAULO COM A DISNEYLANDIA ??

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Sr.

Pelo conhecimento que tenho o projeto não está a mercê de humores políticos da forma que vc manifestou no post. Se for de seu interesse pesquise um pouco mais que verá a vantagem do sistema.

Abs
Davi Mateus

p.s. Possivelmente é apenas um erro de digitação mas o Sr. poderia corrigir o termo desigualdade na apresentação? parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Caro Carlinhos,

Existe diferentes opiniões sobre o Monorail (Mono trilho)porem este sistema, ao contrario de comentários "entusiastas" e "derrotistas", deve se lembrado como mais uma alternativa de transporte publico, a idéia em si é excelente, pois já tive oportunidade de conhecer "in loco" esses sistemas, mas em países e lugares com políticos sérios e comprometidos com a população.
Se tiver oportunidade de olhar as fotos neste endereço:http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/monorail-sydney-austr%C3%A1lia.html verá que existe coerência, mas lembro que não pode ser apenas realizado (monorail) como propaganda politica, mas como uma alternativa de transporte envolvendo sim, uma malha de monotrilhos.
De qualquer forma sua iniciativa de divulgação e seu blog, é muito boa.

Sérgio disse...

Eu moro em S.Matesu e preferia ficar sem o Metro a receber essa tranqueira. COm a construção desta obra para palhaços jamais a região terá trens de verdade por irá constar, para todos os efeitos, que a região já foi atendida.