quinta-feira, 19 de março de 2009

CRIANÇAS COM SINDROME DE DOW GANHARÃO GIBI E CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DIFERENCIADO !!!


MATÉRIA FERNANDA BASSETTE da Folha de S.Paulo
A partir de segunda-feira 23/03/2009 crianças e adolescentes com síndrome de Down que moram no Estado de São Paulo terão acesso a um calendário de vacinação diferenciado, com vacinas que não estão disponíveis na rede pública.
A iniciativa das secretarias de Estado da Saúde e dos Direitos das Pessoas com Deficiência é inédita no país e tem como objetivo fortalecer a saúde dessas crianças, que têm o sistema imunológico menos resistente do que as crianças que não possuem a síndrome.
A síndrome de Down é caracterizada por uma trissomia do cromossomo 21 e está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico.

Cinquenta anos após a descoberta da trissomia, estima-se que no Brasil existam 300 mil pessoas com Down -30 mil em São Paulo.
De acordo com o pediatra e geneticista Zan Mustacchi, chefe do Departamento de Genética do Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas, uma das funções do cromossomo 21 é organizar o sistema imunológico. "Com a alteração cromossômica, além de "n" comprometimentos paralelos, as pessoas com Down serão mais suscetíveis a algumas viroses e bactérias, por isso a vacinação diferenciada é muito importante."
O calendário diferenciado inclui sete vacinas especiais, entre elas a vacina contra varicela (catapora), contra o vírus influenza (gripe), a vacina pneumocócica e a meningocócica.

Atualmente elas estão disponíveis no Crie (Centro Regulador de Imunizações Especiais) apenas em casos específicos, como pessoas portadoras do vírus HIV, com anemia falciforme ou outras anomalias congênitas.
"A iniciativa é inovadora como política pública, pois a vacina é o que temos de mais consagrado como medicina preventiva. Na Espanha, nos EUA e na Inglaterra já existe o calendário diferenciado e nós agora vamos seguir essa tendência", diz Linamara Rizzo Battistella, secretária estadual dos direitos das pessoas com deficiência.
As vacinas serão disponibilizadas nas unidades do Crie.

Cidades que não possuem o centro deverão encomendar as vacinas via postos de saúde.
A personagem Tati, ao lado da Mônica, tem síndrome de Down; gibi será lançado neste sábado 21/03/2009
Em comemoração do cinquentenário da descoberta da trissomia da síndrome, o Instituto Maurício de Sousa lançará no sábado a revista "Viva as Diferenças", que inclui a personagem Tati, que tem Down e é aluna nova na escola da turma.
"Essa era uma ideia antiga que exigiu muita pesquisa e muito cuidado, pois há muita lenda e preconceito sobre Down.

Na história, Tati entra na escola e a professora fala um pouco sobre a síndrome.

É um primeiro passo para conscientizar as crianças", diz o desenhista Maurício de Sousa.
Segundo Sousa, a tiragem inicial da revista foi de 17 mil exemplares, que serão distribuídos em associações de pacientes com síndrome de Down e em consultórios de pediatras que tratam a síndrome.

Nenhum comentário: