quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Rua Rio Hipiaugui, Praça Joaquim Mendes Santiago, Jardim Planalto/Sapopemba: Falta de Educação, Problema Sócio Cultural, ou Porquisse Mesmo?









Enquanto alguns usam os Banquinhos da Praça para tirarem um cochilo e descansar a Praça e usada como deposito de descarte Clandestino de Lixo, Entulho, e Sujeira.

Vale a pena lembrar que essa Praça esta localizada dentro do Mini-Terminal de Ônibus de 2 linhas de Ônibus ,uma municipal e outra intermunicipal , praça essa que também serve de morada para um pássaro de nome Socó ou para muitos leigos um Gavião de pequeno porte.

Primeiro, surgem restos de construção, como pedaços de madeira, telhas quebradas, tijolos e fragmentos de concreto amontoados uns sobre os outros, Ai é a senha para que moradores do entorno comecem a depositar ali seu lixo doméstico.

À espera da passagem do caminhão da coleta, que muitas vezes está a horas de ocorrer, dezenas de sacolas plásticas vão sendo incorporadas à já degradada a paisagem e a Praça.

Ai nesse caso quem passa pelo local se sente então liberado para fazer a sua “Contribuição”: com Papéis, Garrafas, Sofás velhos, Colchões velhos, Fitas K7, e Diversos outros tipos de embalagens são largadas sobre a montanha de sujeira acumulada.

Em pouco tempo, o espaço fica tomado pela imundície, impedindo a passagem de pedestres e atraindo ratos e baratas.
Sendo assim está armado o Cenário para que, na primeira chuva, tudo seja arrastado para as bocas de lobo e ajude a provocar enchentes.

Alguns moradores locais pedem que sejam colocadas lixeiras fechadas, mais a nossa Experiência de ação Comunitária já nos ensinou que o problema só se agravara cada vez mais.

A prefeitura, no entanto, também alega que a legislação impede a implantação, já que isso comprometeria o acesso à calçada — como se o lixo esparramado já não atravancasse o bastante a passagem dos pedestres.

Para tentar conter esse ciclo de emporcalhamento, o a Prefeitura sancionou uma lei que eleva de 500 reais para 12 000 reais a multa para descarte de lixo e entulho acima de 50 quilos em calçadas e demais áreas públicas.

Os Ecopontos, locais destinados pela prefeitura para o descarte de entulho, incluindo móveis velhos, galhos de poda e recicláveis, apresentam problemas.

A Prefeitura tem colocado em andamento as Operações Cata-Bagulho, onde coletas semanais de Pneus, Móveis e Utensílios Quebrados, são realizadas pelas subprefeituras.

Quem acompanha meu Blog sabe que sou um incansável defensor do Povo e em especial da minha Região e muitas vezes cobro da Subprefeitura da Região uma ação em relação às denuncias colocadas em questão, mais dessa vez sou Obrigado a sair em defesa da Subprefeitura de Sapopemba, pois forma inúmeras as vezes que foram recolhidos o Material e em Questão de minutos , é isso mesmo minutos depois da Coleta dos descartes Irregulares o local esta novamente todo emporcalhado novamente , é por isso que a Chamada desse Texto e a seguinte , Falta de Educação, Problema Sócio Cultural, ou Porquisse mesmo?

Já não sei de quem é a Culpa e quem devemos culpar?
Eu como relatei agora me vejo fragilizado para transferir essa Culpa para a Subprefeitura e você ai que esta lendo esse texto seria capaz de apontar algum culpado e transferi-lo a ele essa responsabilidade por essa Culpa?


Um comentário:

João disse...

Cobra, isso é tudo um pouco ou um Monte de TUDO, mas vejo que você acha grande obras literárias musicais nos lixos ricos dos pobres de São Paulo né mesmo?
abraços a você e o Capuera

João