terça-feira, 9 de abril de 2013

“Sapopemba” Obra de Escritora Mexicana Laura Esquivel encontrada em uma pilha de montanha de Lixo.





O Romance da Escritora Mexicana, Laura Esquivel”COMO AGUA PARA CHOCOLATE” foi encontrada em um monte de lixo na Rua Rio Hipiaugui , bem poximo ao Deposito de Materiais Eletricos : JC Eletrica do meu amigo João no Jardim Planalto,Zona Leste de São Paulo em Sapopemba.
Para quem não conhece a Escritora mexicana, Laura Esquível aqui vai um breve Curriculo de sua vida e suas Obras .
Laura Esquivel nasceu a 30 de Setembro de 1950, na cidade do México.
Oriunda de uma família católica, manteve, no entanto, desde cedo uma certa abertura de espírito que a levou, na sua juventude, a estudar as filosofias orientais, a praticar a meditação e seguir uma dieta vegetariana.
Não obstante, foi grandemente influenciada pela avó, autêntica matriarca da família, que se costumava reunir com as mulheres na cozinha, lugar que Laura Esquível veio a considerar ideal para que o sexo feminino possa partilhar pensamentos íntimos.
Trabalhou como educadora de infância mas, dada a escassez de materiais didácticos, começou ela própria a escrever peças de teatro para as crianças.
Passou depois a contribuir como dramaturga para a cadeia de televisão pública infantil.
A ocasião propiciou-se para que pudesse estudar Cinema e, durante a sua aprendizagem, conheceu o actor Alfonso Arau, com quem veio eventualmente a casar.
Em 1985 estreou-se como argumentista, com o filme Guido Guán Y Los Tacos De Oro, obra nomeada para o Prémio Ariel da Academia das Ciências e Artes Cinematográficas.
Decidiu prosseguir com um novo argumento, mas tendo sido desencorajada a rodá-lo devido à escassez de fundos necessários, optou por convertê-lo ao formato de romance.
 Surgiu assim Como Agua Para Chocolate (1989, Como Água para Chocolate), romance que contava a história de Tita de La Garza, e cuja acção decorre no princípio do século XX, no Norte do México, à beira da Revolução.
Como é tradicional nesse país, Tita, por ser a filha mais nova, não se deve casar, para que possa cuidar da sua mãe na velhice.
Um sucesso de vendas considerável e internacional, o livro acabou por ser adaptado para o cinema em 1993, arrebatando dezoito galardões internacionais.
Consagrada como escritora, Laura Esquível continuou a produzir obras de ficção, publicando entre outros volumes, os romances La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor), Estrellita Marinera (1999, A Pequena Estrela-do-mar) e Tan Veloz Como El Deseo (2002, Tão Veloz Como o Desejo), e uma recolha de contos com o título Intimas Suculencias, Tratado Filosofico de Cocina (1998, Íntimas Suculências, Tradado Filosófico de Cozinha).
O Livro das Emoções é a sua mais recente obra.
COMENTÁRIO BLOG COBRA : Após o Blog Tirar algumas fotos do Local , onde o Livro se encontra- uma moradora do Bairro que viu a Cena aproximou-se e não se fez de rogada e levou o Livro para sua casa onde disse que já conhecia a Obra e que achava aquilo uma falta de cultura por parte de quem a jogou , que lhe faltava até palavras para demonstrar o sentimento de indignação que tomava conta dela naquele momento.
Junto do livro também existia outros livros onde outras pessoas levaram para ler também , bom basta agora torcer que na próxima vez de dia de lixo esses livros não voltem novamente para o Lixo.
Espero que quem os pegou saibam aproveitar bem a Ótima Leitura .

Nenhum comentário: