quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Blog Cobra Notícias sai na frente e mostra a Maquete em tamanho original de uns dos vagões do Monotrilho que ligará Vila Prudente a Cidade Tiradentes.


Construída pela empresa Bombardier, a maquete tem as características dos 54 trens que vão compor a frota do monotrilho da zona leste, segundo Informações do Metrô-SP.

Uma maquete em tamanho real do novo trem do Metrô que circulará no monotrilho do prolongamento da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Hospital Cidade Tiradentes) foi um dos destaques da feira “Negócios nos Trilhos”, aberta nesta terça-feira (8), no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento promovido pela Revista Ferroviária é considerado um dos maiores do setor.

Construída pela empresa Bombardier, a maquete tem as características dos 54 trens que vão compor a frota do monotrilho da zona leste.

O sistema que será implantado pelo Metrô terá capacidade para transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido, em intervalos de até 75 segundos, com velocidade máxima de 90 km/hora.

Ao todo, a nova linha terá 24,5 km de extensão e 17 estações.

O trecho entre Vila Prudente e Oratório deverá entrar em operação em 2013 e até São Mateus em 2014.

A linha completa, até Hospital Cidade Tiradentes, está prevista para funcionar em 2016 e beneficiarão 550 mil pessoas por dia.

O monotrilho vai sair da estação Vila Prudente da Linha Verde-2 do Metrô e seguir por 24,5 km até o bairro de Cidade Tiradentes.

A promessa é que, em vagões desse tipo, a viagem, que hoje leva duas horas, seja feita em 50 minutos.

Cada trem terá sete vagões.

O monotrilho é feito de alumínio e fibra de carbono, materiais usados na fabricação de aviões.

Os vagões são resistentes e mais leves.

“São 15 toneladas, enquanto o metrô convencional tem mais ou menos 40 toneladas por cada carro.

Você consegue trazer mais pessoas em menos equipamentos”, afirma Serge van Themsche, vice-presidente da empresa fabricante.

As obras do monotrilho começaram em março de 2010.

Na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, estão alguns pilares que vão sustentar os trilhos.

Ao lado da Estação Vila Prudente, está sendo construída outra estação que vai unir o monotrilho, o Expresso Tiradentes e o Metrô.

“Daqui da Vila Prudente à Estação Oratório, são 2,9 km de extensão.

Nós prevemos entregar no final de 2013.

Está andando tudo normalmente, conforme o previsto”, afirma Paulo Sérgio Meca, gerente do Monotrilho.

A última etapa da obra, que vai levar monotrilho à Cidade Tiradentes, só deve ficar pronta em 2016, quando vai beneficiar meio milhão de pessoas por dia.

Um comentário:

Marcos Santos disse...

Marcos Santos
Adorei a matéria!!!
Parabéns!
Abs