sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ônibus Biblioteca na Praça do Jardim Planalto trazendo cultura aos moradores do Jardim Planalto e Região.


O Projeto Ônibus-biblioteca, da Secretaria Municipal de Cultura, venceu o prêmio Viva Leitura 2008 na categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias no qual concorreu com outras 160 iniciativas de estímulo à leitura de todo o País.

"Em vez de esperar em casa pelo seu público, vai em busca do seu público onde ele estiver"

Com estas palavras, há mais de 70 anos, o escritor e primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito Fábio Prado a necessidade de viabilizar o projeto de implantação de uma unidade móvel para levar livros à população: a Biblioteca Circulante.
A Ford construiu e doou um modelo de caminhonete-biblioteca que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros. Este serviço foi interrompido em 1942 devido à necessidade de racionamento de combustível na II Guerra Mundial.

Em 1979, por meio de convênio com o Instituto Nacional do Livro, o serviço foi retomado com uma perua Kombi adaptada, com o objetivo de atender bairros desprovidos de recursos culturais, facilitando o acesso aos livros, procurando incentivar o interesse pela leitura, apoiando a ação educativa da escola e oferecendo oportunidades de enriquecimento cultural.

Desde então, apesar de períodos de interrupção do serviço, os ônibus-biblioteca têm circulado pela cidade de São Paulo levando aos interessados um acervo formado por livros de literatura infantil, juvenil e de adulto, publicações paradidáticas, quadrinhos, gibis e revistas.

Devido a um problema mecânico identificado no segundo semestre de 2007, o único veículo disponível, que cumpria os sete roteiros semanais tiveram de ser trocado.

Em novembro de 2008 o projeto tomou um novo fôlego com a doação de veículos feita pela Secretaria Municipal dos Transportes (SPTRANS) e quatro novos veículos de cor amarela, com uma fotografia do primeiro carro-biblioteca estampado no vidro traseiro, passaram a circular na cidade de São Paulo.

Além da caracterização dos novos veículos, foi contratada a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) para fornecer motoristas e uma programação mensal de encontro com autores.

Em 2010 contou com quatro veículos, 20 roteiros de atendimento, desgastes, mas muita atividade literária, além de grande interesse por parte da mídia.

Isso reforçou a importância e a busca por melhorias, e a necessidade de expansão do serviço.

Com essa intenção de aumento da frota, mais locais de atendimento, o número de servidores tornava-se insuficiente.

Em 2011 a ideia de expansão tomou corpo e em março, após amplo programa de treinamento elaborado e aplicado pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas – CSMB o serviço passou a contar com 7 ônibus.

No início de novembro passaram a circular 9 veículos, cada qual atendendo 6 roteiros, num total de 54.

Até 25 de janeiro de 2012 serão 12 Ônibus-Biblioteca para 72 locais de atendimento: 24 (Zona Sul), 24 (Zona Leste), 18 (Zona Norte) e 06 (Zona Oeste)

Não há dúvida de que o projeto Ônibus-Biblioteca, iniciado por Mario de Andrade, é uma das maiores políticas públicas de cultura, com foco na leitura, por beneficiar diretamente as comunidades onde as opções culturais são escassas.

E o reconhecimento maior vem da população atendida, seja pelo constante aumento de inscritos, considerável volume de empréstimos de livros ou pela excelente receptividade em todos os roteiros.

COMENTÁRIO BLOG COBRA NOTÍCIAS: Já há muito tempo o Presidente da Associação Estrela do Bairro CAPOEIRA já chamava a atenção sobre a importância sobre uma biblioteca na região de Sapopemba em Particular nos Bairros de Jardim Planalto, Jardim Ângela, Parque Santa Madalena e região, assim como ele já encaminhou diversos ofícios para o Governo do Estado para a implantação de um Poupatempo móvel e um juizado itinerante.

Esse ônibus biblioteca móvel veio a calhar, sendo assim quem ganha mais uma vez é a população que na grande maioria das vezes é muito carente e necessita de atenção.

O ônibus Biblioteca estará estacionado todas as Quintas Feiras em frente à Praça do Jardim Planalto mais precisamente no Ponto Final da linha 4221-10 Jardim Planalto Parque Dom Pedro das 9:00 as 16:00 horas.

Nenhum comentário: