sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Novela do Hospital Sapopembinha Continua !!!






Essa Semana o Presidente da Associação Estrela do Bairro “CAPOEIRA” concedeu Entrevista ao Jornal Folha de Vila Pudente sobre a Novela que se arrasta sobre o Hospital David Capristano Filho, popularmente conhecido como Sapopembinha, aproveito e Reproduzo na Integra a Matéria sobre o Hospital Sapopembinha do Jornalista Gerson Rodrigues do Jornal Folha de Vila Prudente.

Fachada do hospital Sapopembinha recebe tapumes, mas obras não começam.
Há cerca de dois meses, depois de protestos da comunidade na porta do Hospital Local Sapopemba, conhecido como Sapopembinha, a unidade finalmente começou a receber os tapumes das obras prometidas desde janeiro, quando o hospital foi fechado sob a alegação do Governo do Estado de que passaria por melhorias.

No entanto, nem os tapumes marcaram o início dos trabalhos.

A vizinhança da unidade na Rua Iamacaru denuncia que após a colocação das proteções de madeira, os operários não voltaram mais.

“A impressão que temos é que o Governo está enrolando a comunidade. Fazem promessas e não cumprem nenhuma. Fingem que vão começar os trabalhos e ninguém aparece mais. Também não dão um posicionamento real da situação. É um grande desrespeito com o povo”, afirmou o líder comunitário José Amaro da Silva Capoeira. “Vai chegar o momento que será difícil controlar a raiva da população. Já houve até ameaças de invasão”, completa.

Em janeiro, quando fechou o hospital, a Secretaria de Saúde do Estado alegou que a unidade passaria por reforma estrutural e no segundo semestre, deste ano, voltaria a atender a população. 

“Foram mudando os prazos. Depois, o Estado disse que a reforma começaria no segundo semestre e no início de 2014 estaria aberto ao povo. Pelo que vemos, a situação está muito longe de ocorrer e mais uma promessa não será cumprida”, declara Capoeira.

Por conta do descaso do poder público, lideranças comunitárias da região criaram o movimento “Acorda Sapopemba”, que já organizou protestos, como a ocorrido em julho deste ano. 

Na ocasião os manifestantes permaneceram em frente ao prédio do hospital com placas e faixas e depois seguiram em caminhada por ruas da região, chegando a fechar as avenidas Sapopemba e Anhaia Mello.

Durante a manifestação, antigos pacientes do equipamento deram declarações sobre a importância do hospital. “Meus dois filhos, de 8 e 4 anos, faziam acompanhamento com alergista. Um dia, quando vim para a consulta marcada, me deparei com as portas fechadas. Não fui avisado e, desde então, meus filhos estão sem atendimento. Nesse período, já tiveram crises e precisei correr para o hospital estadual de Vila Alpina, que fica longe de onde moro”, reclamou Tiago Simões.

Secretaria promete obra para Novembro

Questionada mais uma vez, a Secretaria informou através de nota que “a situação do hospital é temporária e voltará a abrir as portas após ampla reforma estrutural necessária para modernizar o prédio, adequando-o aos padrões hospitalares mais modernos. O projeto executivo da obra está em fase de conclusão, já foram colocados tapumes para garantir a segurança do prédio e as obras devem ser iniciadas em novembro”.

A nota destaca ainda que haverá troca de telhados e pisos, readequação da rede de gases, substituição de portas e batentes, pintura interna e externa, reforma dos setores de nutrição e reabilitação e adequação do projeto de acessibilidade com a instalação de elevadores, além de adequações de acessibilidade e implantação de sala de conforto para acompanhantes.

Também está prevista a troca de todo o mobiliário, incluindo camas de internação, além de compra de novos equipamentos, principalmente de respiradores.

A nova conclusão anunciada dos trabalhos é no primeiro trimestre de 2014.

A Secretaria não informou o motivo do atraso no início da obra.

Segue o Link da Matéria do Jornal Folha de Vila Pudente.

http://www.folhavp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1616:fachada-de-hospital-recebe-tapumes-mas-obras-nao-comecam&catid=46:acontece-na-regiao&Itemid=125

Um comentário:

João Batista da Silva Silva disse...

João Batista da Silva Silva

Salve caro Capoeira é isso aí cadê os Médicos de Cuba Venezuela Portugal? queremos saúde com SAÚDE!

João Ipiranga