sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Presidente da Associação Estrela do Bairro CAPOEIRA, convoca a imprensa sobre o Fechamento do Hospital David Capistrano Filho o famoso Sapopembinha.

Essa semana que esta terminando a região de Sapopemba, mais particularmente o Jardim Planalto foi palco de matérias sobre saúde relacionada ao fechamento do Hospital David Capistrano Filho o famoso Sapopembinha.

O Blog Cobra Notícias traz para vocês leitores alguns recortes de Jornais do Bairro e Jornais de grande circulação relacionada sobre o Assunto, e uma matéria da Folha de Vila Prudente reproduzida na integra sobre o tema.

No final deste mês a região sofrerá uma baixa no setor da saúde.

O Hospital Local Sapopemba, conhecido como Sapopembinha, que fica na Rua Iamacaru e atende cerca de 450 pacientes por mês, será fechado para receber reforma estrutural que deve se estender até o segundo semestre do próximo ano, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde.

A notícia gerou preocupação na comunidade que ficará sem o atendimento neste período e teme ainda o encerramento definitivo das atividades na unidade.

Inaugurado em dezembro de 2005 pelo governador Geraldo Alckmin, o hospital foi concebido com a proposta de servir como novo modelo de atendimento hospitalar, pois foi um projeto de custo menor, embora bem equipado e capaz de realizar pequenas cirurgias.

O Sapopembinha é um hospital de pequeno porte, com 35 leitos e sem pronto-socorro, que recebe pacientes encaminhados pelo central de regulação de vagas.

A unidade atende as especialidades cardiologia, ortopedia, dermatologia, alergia e conta ainda com uma clínica de terapia da dor.

O hospital é gerido pela Organização Social (OS) Fundação Faculdade de Medicina, cujo contrato com a Prefeitura termina neste mês neste mês.

Os 115 funcionários da unidade já receberam aviso prévio e devem parar de trabalhar no próximo dia 20.

Apenas os pacientes que já tinham consultas agendadas estão sendo atendidos.

O Ministério Público promete investigar o caso e exigir explicações da Secretaria de Estado da Saúde.

A promotoria quer esclarecimentos e justificativas do Estado e da OSe, caso os argumentos não sejam satisfatórios, entrará com uma ação civil para evitar o fechamento.

Para o líder comunitário José Amaro da Silva Capoeira, a interrupção dos serviços da unidade será uma grande perda para a comunidade.

“Muitas pessoas estão me procurando”.

Todas muito preocupadas.

A população gosta do atendimento e tem medo de perder este importante equipamento de saúde”, comentou Capoeira.

“São apenas elogios para o hospital, o único problema que podemos apontar é a falta do pronto atendimento, de um setor de emergência.

Se for reformado e ampliado como a Secretaria está prometendo, seria muito importante incluir este serviço”, completou.

Em protesto ao fechamento da unidade, a população se mobilizou e organizou um protesto para a manhã de hoje em frente ao hospital.

A Secretaria de Estado da Saúde esclareceu que o hospital, que hoje possui apenas sete pacientes internados, não irá, de maneira nenhuma, encerrar suas atividades.

Foi ressaltado que será reformado e ampliado para proporcionar melhores condições de atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O órgão ressaltou que ao longo deste mês os pacientes que ainda são atendidos no local serão transferidos para outras unidades hospitalares da capital e os usuários do ambulatório serão encaminhados a outros serviços de saúde da região.

Sobre as obras, a Secretaria informou que o edital será lançado em janeiro e a previsão é de que a reforma, seguindo orientação técnica da Vigilância Sanitária Estadual, esteja concluída no segundo semestre de 2013.

Foi salientado que após o término das obras será definido um novo gestor, uma vez que a Fundação Faculdade de Medicina decidiu concentrar suas atividades assistenciais em equipamentos de saúde da Zona Oeste.

Matéria Gerson Rodrigues do Jornal Folha de Vila Prudente.

2 comentários:

Sérgio Gomes disse...

Sérgio Gomes
Olá!!! Meu Caro, Carlinhos Cobra.
Como estão as coisas por aí meu caro companheiro da web.
Claro que sou socialista fique muito feliz com a vitória do Haddad, em campanha a carreata ficou aqui durante 3 horas isso sim foi respeito om o cidadão e seus eleitores.
estamos iniciando um trabalho no face um canal aberto para as pessoas que interagem quase simultaneamente com as denuncias pois via face as pessoas interagem mesmo seria um perfil comunitário no face vinculado com patrocínio local e a rapidez das informações se agregam com o compartilhamento das atividades de outras pessoas que usam o face diretamente do celular.
Aqui ainda temos um problemão com a máfia do sinal da web, ou seja tá um pouco difícil aqui, mas vamos nos trancos e barrancos.
Um forte ABÇ e Muito Sucesso Irmão!!!!

Paulo monteiro disse...

Paulo monteiro

Já falei a solução é o Cartão Cristão

Em nossa região a solução é o CARTÃO CRISTÃO