domingo, 25 de novembro de 2012

O Fundamental Papel das Subprefeituras no Governo do Prefeito Fernando Haddad.


Há partir do dia 1° de Janeiro o Prefeito de São Paulo Fernando Haddad terá a grande responsabilidade de liderar o processo de reconstrução das 31 Subprefeituras em São Paulo.

E segundo a sua promessa de Campanha alguns meses depois 32 Subprefeituras, pois a Região de Sapopemba necessita de ter a sua Própria Subprefeitura e manter, pois a sua realidade hoje é muito diferente da de Vila Prudente.

Nos últimos oito anos, o Governo Municipal andou totalmente para trás, destruindo o esforço inicial de implantação de Subprefeituras operado na gestão da Prefeita Marta Suplicy.

Para reverter essa situação o Governo do Prefeito Haddad no meu entendimento deverá criar um novo modelo de Subprefeituras, no qual o papel dos Subprefeitos precisará não somente ser ampliado, mas repensado, em direção à construção de Politicas Publicas mais fortalecidas.

Esta mais que comprovado que a população não aprovou a ideia do Subprefeito ser somente um “Zelador”.

O Prefeito Fernando Haddad terá o desafio de fazer com que o Subprefeito assuma o papel de liderança junto ao Governo e à Sociedade, mobilizando forças políticas e atores sociais em torno de um projeto de desenvolvimento local que seja construído com a participação popular.

A nossa cidade de São Paulo hoje é uma cidade totalmente esgotada, e vive uma profunda crise de qualidade de vida, da qual o colapso da mobilidade e da Segurança Pública são as coisas mais gritantes.

As desigualdades entre as Subprefeituras fazem com que as agendas locais sejam bastante diferentes entre si.

Um desafio central e comum da atuação dos Subprefeitos deverá ser a transformação dos espaços públicos.

Repensar os espaços públicos significa resgatar para o povo nossas Praças, Calçadas e Parques Públicos, tanto em seu desenho e manutenção, como no seu uso efetivo pelos cidadãos.

Significa favorecer a expressão cultural e oferecer mais espaço de convívio.

É preciso criar mecanismos participativos e transparentes de planejamento estratégico do desenvolvimento local que estruturem toda a ação da Subprefeitura e do governo municipal.

O Orçamento Participativo será decisivo, neste ponto, e deverá ser prioridade dos Subprefeitos.

Também é fundamental a implantação dos conselhos de representantes nas subprefeituras.

É de suma importância que as subprefeituras abram-se para a sociedade, através de práticas de transparência, como por exemplo, através da publicação da origem e ordem de atendimento de serviços.

A criação de ouvidorias nas subprefeituras também contribuirá para a ampliação do controle social.

Vale lembrar que neste texto quando eu cito a questão Da Construção e Implementação da Subprefeitura é porque Sapopemba já não consegue mais viver a reboque de sua coirmã Vila Prudente onde todos sabem que as realidades são totalmente diferentes.

Ao longo dessa batalha para a realização da criação e implementação da Subprefeitura de Sapopemba diversas pessoas forma importantes, mais uma em geral lutou e luta bravamente para esse sonho se tornar realidade como é o Caso do CAPOEIRA que nunca escondeu de ninguém que é a favor da construção e implementação da mesma .

Em uma das suas visitas o Prefeito eleito em entrevista ao Jornal Folha de Vila Prudente Haddad garantiu que, se eleito, vai criar a Subprefeitura do Sapopemba, antiga reivindicação local.

E disse atualmente o distrito é administrado pela Subprefeitura de Vila Prudente, que conta ainda com o São Lucas.

"A nova subprefeitura vai atender especificamente o Sapopemba”, afirmou o candidato após explicar que Vila Prudente e Sapopemba têm realidades muito distintas para ficar sob a mesma gestão regional.

Ele ressaltou que a subprefeitura no Sapopemba, conhecida por altos índices de criminalidade, teria foco em programas sociais, principalmente para juventude, e na segurança pública.

“Queremos transformar esta região em uma vitrine de segurança pública ampla, com polícia comunitária e ocupação dos espaços, mas que envolva também investimentos sociais.

A ideia é oferecer bolsas de educação profissionalizante aos jovens e também opções na área de lazer, cultura e esportes".

Ele defende que ao contrário do que ocorre atualmente, o subprefeito seria um líder comunitário local.

Nenhum comentário: