domingo, 5 de julho de 2009

FALENCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO GERA UM NOVO TRANSPORTE EM SÃO PAULO

Mototáxi clandestino já atua no transporte em SP Folha de S.Paulo
O apelo da propaganda é tentador: fuja do trânsito de São Paulo em plena hora de pico, não chegue atrasado aos seus compromissos.
A promessa de um transporte rápido para driblar os engarrafamentos não é mais só para entregar documentos ou comida - mas também pessoas.
A atividade dos motoboys começa a se diversificar e já há quem se ofereça para carregar passageiros.
Trata-se de modalidade paulistana clandestina - ainda tímida, mas preocupante - do mototáxi.
Esse tipo de transporte existe em mais de metade dos municípios do Brasil e está prestes a ter sua regulamentação nacional aprovada no Senado - motivo de pavor para nove entre dez especialistas, que temem pela segurança viária.
Na capital Paulista, a divulgação do serviço é boca a boca e em classificados na Internet - geralmente a cargo de motociclistas que também transportam mercadorias.
Além de ouvir relatos, a reportagem identificou cinco anúncios do tipo e testou dois.
O atrativo de quem oferece os serviços na Internet não está no preço - diferentemente do que ocorre em outros lugares do país, onde disputam também os passageiros dos ônibus.
A tarifa é negociada, mas similar à do táxi.
"A vantagem é que você chega rapidinho.
Como é que vai conseguir atravessar a cidade numa hora complicada?", perguntou Dimas, que queria cobrar R$ 30 pelo transporte da região central ao Ipiranga (zona sul).
"Você escolhe se quer mais ou se quer menos rápido.
De qualquer forma, vai ser mais rápido do que de carro", afirmou Rodrigo, que passou a se oferecer como mototaxista no final de 2008 e diz ter clientela para uma viagem por dia.
A atividade tem tentáculos na periferia e levou um vereador da base aliada do prefeito Gilberto Kassab (DEM) a preparar um projeto que vai tramitar na Câmara: a implantação do mototáxi em linhas fora do centro expandido.
O vereador Ricardo Teixeira (PSDB) diz que teve a ideia após ver motociclistas que cobravam valores simbólicos para transportar moradores do Jova Rural (zona norte) em vias onde não passam ônibus.
Afirma que recebeu relatos semelhantes do Itaim Paulista, na zona leste.
"Na região central não dá.
Mas nos bairros mais distantes a população tem poucas opções de transporte coletivo", disse.
Embora a proposta não tenha a simpatia da cúpula do transporte da prefeitura, técnicos vêem com preocupação a possibilidade de proliferação do mototáxi em metrópoles como São Paulo.
O primeiro temor se deve aos acidentes: em dez anos, a frota de motos no país quadruplicou, e as mortes de motociclistas subiram mais de 800%.
COMENTÁRIO BLOG COBRA NOTÍCIAS : DEPOIS DE VÁRIOS ANOS DE ABANDONO COM O TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO PAULO GRAÇAS A IMCOPETENCIA E A INOPERANCIA DOS GOVERNO PSDB E DEMOCRATA ,AGORA O GOVERNO DEMO DO PREFEITO KASSAB DE SÃO PAULO RECORRE A ESSE TIPO DE TRANSPORTE .
ISSO É O QUE ACONTECE COM UM GOVERNO QUE NÃO TEM PLANEJAMENTO E MUITO MENOS COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO QUE PRECISA DO TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO PAULO E ACABA DEIXANDO A SUA PRÓPRIA SORTE ,E COM ISSO ABRISSE UMA LACUNA E ACABA-SE CRIANDO ALTERNATIVAS QUE SUPRAM AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO ASSIM COMO ACONTECEU COM OS PERUEIROS QUE ENCONTRARAM UMA FORMA DE TRANSPORTAR A POPULAÇÃO E QUE NO FINAL FICOU EXPLICITO PARA TODO MUNDO QUE MUITAS LINHAS DE PERUAS ERAM ADMINISTRADAS PELO PODER PARALELO QUE TODOS SABEM QUE NÃO ERAM NEM O ESTADO E MUITO MENOS A PREFEITURA .
E SE JÁ NÃO BASTASSE ISSO A ALGUNS DIAS O PREFEITO GILBERTO KASSAB LANÇA UMA LEI ONDE PROÍBE O FRETADO NA AVENIDA PAULISTA .
QUEM SABE AGORA O PREFEITO NÃO CHAMA OS MOTOQUEIROS E CRIA UMA LINHA DE MOTOS ATÉ A PRÓPRIA AVENIDA PAULISTA .
VEJAM BEM NÃO TENHO NADA CONTRA A CLASSE DOS MOTOBOYS, MOTOCICLISTAS, MOTOTAXISTAS,E ALGUNS NOMES QUE VIRAM A SURGIR PELO CAMINHO.
MAIS OS NÚMEROS AI NÃO MENTEM A CADA DIA OS ACIDENTES COM MOTOS CRESCEM DEMASIADAMENTE .
COM A PALAVRA O ENTÃO PREFEITO DEMO/KASSAB !!!!!

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