sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

FUTEBOL DE VÁRZEA RESISTE AO TEMPO

Ao desembarcar no Brasil no fim do ano de 1894 vindo de estudos na Inglaterra, Charles Miller trouxe na bagagem bolas de futebol.

Nascido e morador no Brás, então um bairro nobre da cidade de São Paulo, Charles
Miller começou a difundir o esporte no Brasil.
Funcionário da São Paulo Railway (depois Estrada de Ferro Santos-Jundiaí), Miller ajudou a organizar a primeira partida de futebol em solo brasileiro, que ocorreu em abril de 1895 na Várzea do Carmo .
Logo, o futebol começou a ganhar adeptos e na primeira década de 1900 surgiram os primeiros clubes paulistanos.
É nessa época que Miller ajudou a fundar o São Paulo Athletic, onde atuou como jogador e se tornou campeão paulista em 1902 e 1903.
Também auxiliou na fundação da Liga Paulista de Futebol.Aos poucos começaram a ser formados os campos de futebol nas margens dos rios da cidade, em áreas chamadas de várzeas.
Nos anos 20, proliferaram centenas de clubes populares e surgiram centenas de campos, sobretudo após o advento do profissionalismo no futebol na metade da década de 30.
Com a crescente especulação imobiliária e o crescimento desordenado da cidade de São Paulo, principalmente com a abertura de grandes avenidas e marginais, os campos foram desaparecendo.
Esse fenômeno se acentuou nos anos 60 e começo da década de 70.
A partir de 1975, a Prefeitura passou a regulamentar a existência dos Clubes Desportivos Municipais (CDMs) de forma a garantir a preservação desses espaços públicos para a prática de futebol.
As legislações desse assunto se aperfeiçoaram com novos dispositivos até culminarem nos CDCs

Nenhum comentário: