segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

TRANSPORTE : MAIS INFORMAÇÕES PARA OS USUÁRIOS

A Câmara Municipal aprovou ontem (6) um projeto de lei de minha autoria que pretende ampliar a informação disponibilizada aos usuários do transporte coletivo na cidade de São Paulo. De acordo com o PL 667/06 (clique aqui para ler a íntegra do texto), as empresas de ônibus e cooperativas de lotações ficarão obrigadas a colocar nos carros uma película adesiva com o itinerário completo das linhas de ônibus e vans que circulam na Capital. Atualmente, apenas parte dos veículos tem placas com o resumo dos locais por onde as linhas circulam.
Acho importante que essa informação seja prestada de modo completo a quem usa o transporte coletivo diariamente. Muito mais do que garantir o direito pleno à informação, a idéia é facilitar a vida dos passageiros, que perdem tempo nos pontos de embarque parando ônibus e lotações, em geral perguntando se passam nessa ou naquela via.


Outro benefício da medida é criar mais um mecanismo de fiscalização para os usuários, que poderão reclamar à SPTrans de eventuais alterações de trajetos desses veículos.

Os adesivos deverão ser confeccionados de modo a facilitar a visualização de todos os passageiros.

O projeto foi aprovado em segunda votação e agora irá à sanção (transformação em lei) ou veto do prefeito Gilberto Kassab.


Ainda sobre o meu projeto aprovado na sexta


A aprovação do meu projeto de lei que obriga a colocação do itinerário completo das linhas na parte externa dos veículos de transporte coletivo da cidade de São Paulo foi noticiada pelo jornal Diário de S. Paulo de sábado passado (8).

A notícia também mereceu um comentário de um leitor do jornal, enviado por e-mail. Reproduzo abaixo os dois textos:

Ônibus serão obrigados a exibir todo o itinerário
Do Diário de S. Paulo (8/12/2007)


"Um projeto aprovado pela Câmara Municipal, na madrugada de ontem, obriga as empresas de transporte coletivo e as cooperativas de perueiros da capital a fixar adesivos na parte externa dos ônibus e vans com o itinerário completo das linhas.


De acordo com a proposta, o cartaz terá que ser colado junto à porta de entrada dos veículos e deverá ser escrito em caracteres de fácil leitura.

O texto foi aprovado em segunda votação e agora será submetido à avaliação do prefeito Gilberto Kassab. A proposta poderá ser sancionada, tornando-se lei, ou ser vetada.

Segundo o vereador João Antonio (PT), autor do projeto, o objetivo da medida é facilitar a vida dos passageiros, já que hoje os ônibus têm placas informando apenas as principais vias do trajeto.

A SPTrans não quis comentar a proposta e informou que só se manifestará se o texto for sancionado. O Sindicato das Empresas de Ônibus (SP Urbanus) também não tratou do assunto.

Segundo o sindicato, se a medida virar lei, os empresários irão cumpri-la".

Sobre projeto de lei

"Li no jornal Diário de São Paulo do dia 8 próximo passado que o vereador está com um projeto de Lei que obriga as empresas de ônibus contratadas para realizarem o transporte público em nossa cidade a colocar o itinerário completo nos veículos utilizados. Quero dar meu parabéns ao ilustre vereador de nossa cidade de São Paulo.

O povo precisa disto mesmo: políticos voltados aos interesses da massa.

Eu mesmo já tive um problema com relação ao itinerário de ônibus e ao me dirigir ao motorista, este por sua vez foi muito mal educado.

Acho necessário inclusive o itinerário de ida e volta, pois muitas linhas tem diferentes rotas entre ida e volta. PARABÉNS!"

Eraldo Rico Jr - rico2008@globo.com


FONTE BLOG DO VEREADOR : JOÃO ANTONIO E JORNAL DIÁRIO DE SÃO PAULO

Nenhum comentário: