sexta-feira, 16 de novembro de 2007

SUBPREFEITURA DE SAPOPEMBA SAI OU NÃO SAI ?

Defensores entusiasmados de um lado e críticos ferrenhos de outro.

Essa é a síntese da discussão em torno da divisão da Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, que engloba ainda o São Lucas.

Na Câmara Municipal há um projeto de lei específico sobre a questão. De autoria do vereador João Antonio (PT) propõe a criação da Subprefeitura de Sapopemba,

A idéia não é nova. Pelo contrário, o Sapopemba até já conseguiu sua ‘independência’ 21 anos atrás. Durante a gestão de Jânio Quadros na Prefeitura, a Administração Regional de Sapopemba foi uma realidade, com sede - improvisada - no antigo Centro Desportivo Municipal (CDM) do Jardim Grimaldi

O advogado e empresário João Batista Bortolin, que brinca que foi o ‘melhor’ administrador regional que o Sapopemba já teve – afinal foi o único da história do distrito –se posiciona favorável a retomada do antigo projeto, mesmo com as dificuldades que enfrentou para, sem recursos, tentar gerenciar uma região extremamente povoada e com problemas na mesma proporção. "Foi uma regional muito carente na ocasião da sua criação.

Recebemos maquinários que eram quase inservíveis em outras unidades e funcionários que estavam encostados e foram simplesmente deslocados, com algumas exceções", comenta, ressaltando que a realidade financeira da Prefeitura naquela ocasião não se compara ‘nem de longe’ com a atual.

O Jânio tinha a cabeça muito à frente da sua época, mas, faltavam-lhe recursos. Ele não tinha nem 30% do orçamento que a Prefeitura dispõe agora", defende.

De acordo com o vereador João Antonio, a realidade sócioeconômica do Sapopemba foi um dos motivadores do projeto de lei. "A idéia surgiu a partir da solicitação de lideranças locais.

O distrito tem um perfil completamente diferente da Vila Prudente e acredito que a separação vai trazer benefícios para os dois lados.

A Vila Prudente terá dotação orçamentaria livre para investimentos na própria região e o Sapopemba ganhará maior agilidade para resolver seus problemas.

Inclusive traria mais transparência, será que os moradores sabem quanto exatamente foi investido em cada um dos distritos? Hoje o que é para um ou para o outro fica a critério do subprefeito", comenta.

Por enquanto, a proposta do vereador não goza da aprovação de, pelo menos, um dos pares do seu partido: o ex-subprefeito de Vila Prudente/Sapopemba, Carlos Eli Gonçalves, que comandou a unidade na gestão Suplicy e portanto, vivenciou a transição da regional para subprefeitura.

"Não conheço a proposta a fundo, mas, a princípio vejo com algumas ressalvas e acho que, no momento, seria mais prejudicial do que benéfica.

O atual subprefeito, Felipe Sigollo, também se posicionou contra e citou a mesma questão territorial.
"Não consultei a secretaria (de Coordenação das Subprefeituras), nem a liderança do governo, não sei como vão encaminhar esta situação, mas, pessoalmente, sou contra.

Pelo que sinto aqui, Sapopemba não tem uma área tão grande para ter uma subprefeitura e numa separação, da Vila Prudente e do São Lucas, o distrito necessitaria de toda uma estrutura administrativa que não se justifica.

Há uma interação muito boa entre a região, porque é uma área comprida, linear. Por exemplo, pega a totalidade das avenidas Anhaia Mello, Vila Ema e boa parte da Sapopemba, o que facilita as ações. Acho que foi uma boa divisão, tem lógica", argumenta

O subprefeito afirmou que estranha a iniciativa de João Antonio. "As subprefeituras foram implantadas há pouco tempo, então não entendo o motivo de um vereador do próprio PT, partido que foi o responsável por essa divisão, querer mexer nisso agora.

Nenhum comentário: