domingo, 20 de janeiro de 2008

COMENTÁRIO DO VEREADOR JOÃO ANTONIO SOBRE A MATÉRIA DA FOLHA DA VILA PRUDENTE

VEREADOR JOÃO ANTONIO FALA SOBRE A MATÉRIA DO JORNAL FOLHA DA VILA PRUDENTE PUBLICADA DIA 18/01/2008 A QUAL CONVOCA PARA DEPOIS DO CARNAVAL LIDERANÇAS POLITICOS E POPULAÇÃO EM PRÓL DA VINDA DO METRO ATÉ SAPOPEMBA .

VER: JOÃO ANTONIO :Em primeiro lugar quero saudar todas as lideranças do bairro de Sapopemba pela brilhante iniciativa.

Por que o Metrô só até Vila Prudente se a população do bairro de Sapopemba também precisa de transporte público?


Transporte público ineficiente é sinônimo de desorganização urbana.

Uma megalópole como São Paulo tem de incluir no centro de seu planejamento estratégico o transporte público e isto deveria ter sido objeto de planos diretores sérios que fossem capazes de pensar a cidade a longo prazo, intregrando o tranporte publico com um elemento essencial - uma melhor qualidade de vida para o cidadãos paulistanos.

O único Plano Diretor que teve uma incidência real na vida de nossa cidade foi foi gestado no governo Prestes Maia e implementado na gestão do prefeito Faria Lima.
Assim mesmo, esse plano versou basicamente sobre o viário público.

Foi neste plano estratégico que foram planejadas e posteriormente executadas as avenidas 23 de Maio, Radial Leste, Paulista, Faria Lima e as Maginais Tietê e Pinheiros, entre outras.

É inegável que este plano foi importante para São Paulo: sem as Avenidas citadas acima São Paulo estaria inviável nos dias de hoje.

Porém, mesmo o Plano Diretor citado não foi capaz de reverter uma tendência danosa para o futuro de São Paulo, que foi o transporte publico centrado em ônibus e não em redes metroviárias e ou ferroviárias, como acontece na maiorias das metrópolis do mundo.
Vale a pena destacar que na época já era possível detectar esta tendência.

Como se vê, mesmo reconhecendo a importância do planejamento esboçado no governo Prestes Maia, percebemos que o mesmo era limitado e imcompleto, incapaz de dialogar com a complexidade futura de nossa cidade.

Ao citar este plano, quero demonstar a importância do planejamento de um grande centro para ordenar o seu crescimento, até porque a cidade desordenada acarreta transtorno na qualidade de vida de seus moradores.

Desde o período do Plano Diretor de Prestes Maia, nunca mais a cidade teve um plano diretor "para valer".
O governo Jânio Quadros outorgou um plano diretor que não alterou positivamente em nada a vida da cidade.
A ex-prefeita Luiza Erundina tentou, mas não conseguiu implantar um plano diretor.
Finalmente a ex-prefeita Marta aprovou um novo plano diretor para São Paulo, incluindo a periferia da cidade no planejamento estratégico.
O transporte público foi planejado na perscpectiva dos próximos 30 anos, sendo interligado.
Também foi organizado o sistema de ônibus por ser uma realidade na cidade, sendo instituída a forma de funcionamento das vias estruturais para os ônibus e o sistema local, alimentando os sistemas estruturais com transporte de maior mobilidade (organizado pelas cooperativas de vans e micro-ônibus); previu a recuperação da malha viária deteriorida, como por exemplo na Zona Sul e mais Metrô para toda a cidade.

O futuro do transporte na cidade depende da nossa capacidade de investir - valorizando o transporte metroviário na cidade.

Em regiões anteriormente não servidas de Metrô e nem de ferrovias - como é o caso de parte da zona sul, da região de Vila Prudente, São Mateus e Sapopemba tem de ser atendidas nesse plano.

No atual plano está prevista a extensão do antigo Fura-Fila até Cidade Tiradentes.

O transporte da região que vai da Vila Prudente até Cidade Tiradentes precisa de mais investimentos para superar os problemas de isolamento de setores da cidade, aumentar os investimentos públicos e privados e dar dignidade aos seus moradores.

Essas são algumas das razões que me levam a defender a extensão do Metrô até Sapopemba e a apoiar mais esta luta da comunidade.


FONTE BLOG : DO VEREADOR JOÃO ANTONIO

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